• Carregando...
Belinati é tetra: após ter a confirmação da vitória, o prefeito eleito trocou de roupa e saiu às ruas com uma camiseta que tinha os dizeres “Belinati – tetraprefeito de Londrina” | Roberto Custódio/Jornal de Londrina
Belinati é tetra: após ter a confirmação da vitória, o prefeito eleito trocou de roupa e saiu às ruas com uma camiseta que tinha os dizeres “Belinati – tetraprefeito de Londrina”| Foto: Roberto Custódio/Jornal de Londrina

Uma coleção de mandatos

Antonio Casemiro Belinati chega ao quarto mandato como prefeito de Londrina aos 65 anos. Em 40 anos de vida política, sua biografia reúne uma série de cargos eletivos e milhares de "belinatistas" que se identificam com seu discurso populista.

Leia a matéria completa

  • Hauly:
  • Veja onde concentrou-se a vantagem do candidato do PP, Antônio Belinati
  • Veja qual é a pendência judicial de Belinati

Londrina - Após um segundo turno agitado e uma votação apertada, Antonio Belinati (PP) foi eleito, pela quarta vez, prefeito de Londrina, com 51,73% dos votos válidos. O candidato – que ainda aguarda definição do Tribunal Superior Eeleitoral (TSE) sobre a viabilidade de sua candidatura – venceu o adversário Luiz Carlos Hauly (PSDB) com uma diferença de 9.301 votos, e garantiu sua volta à prefeitura londrinense oito anos depois da cassação.

Candidato mais votado no primeiro turno – com 36,38% dos votos válidos – Belinati manteve a vantagem sobre o concorrente no segundo turno e foi o vencedor com 138.924 votos, contra os 129.625 (48,27%) de Hauly. Os votos brancos e nulos somaram 15.121 (5,33% dos 341.908 eleitores) e a abstenção foi de 17,03%.

Belinati, que ocupará pela quarta vez o cargo de prefeito de Londrina, acompanhou a apuração em sua chácara. Ele demonstrou apreensão quanto à possibilidade de uma virada de Hauly, mas conforme a apuração avançava, começou a se animar. Encerrada a totalização, vestiu uma camiseta branca com a inscrição "Belinati – tetraprefeito de Londrina" e pode, enfim, comemorar.

Quanto à disputa no segundo turno, Belinati reclamou do tom da campanha. "Houve momentos em que a campanha esquentou demais. Teve gente que estava jogando sujo." O eleito, porém, confessou que a briga poderia ter sido mais árdua, caso Barbosa Neto (PDT) – que ficou em terceiro, atrás de Hauly com uma diferença de cerca de 2 mil votos – fosse seu adversário. "Barbosa seria um páreo muito mais difícil para mim. Aposto que ele tem grandes chances de ser prefeito de Londrina." Mesmo assim, Belinati telefonou para Hauly assim que teve a confirmação do resultado, elogiando-o pela atuação.

Sobre os problemas que enfrentará ao assumir, disse simplesmente que não tem a noção exata de como está a prefeitura. "Vou buscar pessoas nas mais diferentes camadas da sociedade para compor a equipe. Não tenho compromisso com nenhum cacique, e vou demitir os apadrinhados que não forem importantes."

Segundo Nedson Micheleti (PT), atual prefeito, a prefeitura será entregue em ordem e com as contas equilibradas. O maior desafio do sucessor, na sua opinião, será compatibilizar as propostas com a capacidade de arrecadação. "Não tem mágica, não dá para fazer demagogia, principalmente nas questões tributárias e financeiras", alertou o prefeito.

Mesmo eleito pelo voto popular, Belinati terá de esperar a decisão do TSE a respeito do seu registro de candidatura para comemorar definitivamente, situação que classificou como "desconfortável". No entanto, a tendência é que o tribunal vote a favor de Belinati, já que dois ministros já deram seus votos pelo manutenção da candidatura e outros dois sinalizaram que votariam da mesma forma, o que já seria maioria entre os sete votos. O TSE pode julgar Belinati amanhã.

Derrota

Apesar das alianças costuradas no segundo turno e a presença de importantes lideranças tucanas na cidade, Hauly não conseguiu reverter o favoritismo alcançado por Belinati no primeiro turno. Em uma análise, ele, que tentava a eleição a prefeito pela quarta vez, afirmou que "não mudaria nada da campanha que foi feita", dizendo ainda que se submete, embora resignado, à vontade popular. "Ele ganhou legitimamente e como um bom democrata, reconheço. Infelizmente quem mais perde são os trabalhadores que votaram em Belinati. Quem perdeu não fui eu. Foi a cidade", declarou. Sobre o futuro mandato de Belinati, o tucano foi categórico em sua afirmação. "Que ele tenha aprendido e não faça como das vezes anteriores, quando quebrou a cidade por três vezes. É um ‘ficha-suja’ que terá a oportunidade de se corrigir."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]