• Carregando...

Agnaldo Rayol canta "Ave Maria" para o Papa

O cantor Agnaldo Rayol foi o escolhido para se apresentar para o Papa Bento XVI durante a Santa Missa que será celebrada no dia 11 de maio, no Campo de Marte, em São Paulo. Agnaldo interpretará "Ave Maria" de Bach e Gounod acompanhado por um coral regido pelo Maestro Ricardo Rosseto Mielli. A cerimônia também marca a canonização do Frei Galvão.

Leia matéria completa

O quarto onde o Papa Bento XVI vai se hospedar no Seminário Bom Jesus, em Aparecida, já está praticamente pronto. O aposento - o mesmo utilizado pelo Papa João Paulo II durante a sua visita à cidade, em 4 de julho de 1980 - passou por uma reforma e ganhou características pessoais de Bento XVI. O pontífice ficará dois dias na cidade para participar da 5ª Conferência Latinoamericana dos Bispos da América Latina e Caribe. O quarto não poderá ser visitado antes da chegada de Bento XVI, por motivo de segurança, à pedido do Vaticano, da CNBB e da polícia. Mas as fotos já foram divulgadas.

As reformas no Seminário Bom Jesus, custeadas pela iniciativa privada, começaram em novembro do ano passado e estão sendo dividas em duas etapas. A primeira custará R$ 6 milhões e estará pronta até a visita do religioso. Estão sendo reformados o térreo e o primeiro andar, onde estão os quartos de Bento XVI e de sua comitiva, de mais ou menos 35 pessoas. Segundo o arquiteto Ricardo Julião, o quarto é muito simples, apesar de completamente novo. Tem 45 metros quadrados e um banheiro de 12 metros, todo revestido com cerâmica.

- O prédio, construído em 1894, estava descaracterizado. Restauramos o edifício e melhoramos a infra-estrutura, com mudanças na parte hidráulica, telefonia e iluminação. A boa arquitetura sempre respeita os gostos de quem vai utilizá-la. Assim, formulamos algumas perguntas ao Vaticano para saber os gostos pessoais de Bento XVI e decidimos que o quarto seria simples, como o próprio Papa - disse Julião.

Também foi feita uma capela anexa ao quarto, com 18 metros quadrados, e capacidade para comportar 5 pessoas. A capela homenageia Jesus Cristo e, além do altar, com um crucifixo de 90 centímetros, tem um genuflexório, uma poltrona e algumas cadeiras. Obras do artista plástico Cláudio Pastro, que também estão expostas no Santuário Nacional, deverão ser colocadas na capela. No quarto, a cama, as mesas de cabeceira, uma mesa de reuniões para quatro pessoas, uma poltrona de estudo e os armários foram feitos por alunos do Senai.

- Bento XVI não faz questão de luxo e, por isso, os móveis foram desenhados e feitos pelo alunos do Senai. Como disse, o pontífice é extremamente simples. Ele terá um tapete normal, de sisal, no quarto, só para não escorregar na madeira - disse Julião.

O prédio todo tem 13 mil metros quadrados. A segunda parte da reforma está prevista para depois da visita do Papa. Nesta etapa serão reformados os outros dois andares (segundo e terceiro andares). Além de escape de incêndio e portas porta-fogo, o prédio já ganhou dois elevadores. Logo após a visita do Papa, o seminário vai retomar as suas atividades e se tornará uma hospedaria para católicos, além de abrigar uma biblioteca pública. Depois da obra, prevista para terminar no fim do ano, o prédio também abrigará a administração da Arquidiocese da região, segundo Julião.

Participarão da conferência cerca de 20 cardeais, 200 arcebispos e bispos, 20 representantes de outras igrejas e 15 teólogos. O tema central da conferência é "Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que Nele nossos povos tenham vida". Do tema central "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6)" decorrerão outros temas que serão estudados na conferência, como o discipulado, a identidade e a missão do católico, a sua responsabilidade na transformação de realidade social à luz do evangelho e do ensinamento social da Igreja.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]