Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidência

Berzoini está perto da vitória no PT

Candidato do Campo Majoritário tem mais de cinco mil votos de vantagem sobre Raul Pont, da Democracia Socialista na disputa para presidente do partido

O deputado Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, está muito perto de se tornar o novo presidente nacional do PT. No segundo boletim divulgado nesta segunda-feira pelo partido, com a apuração de 83,3% dos votos do segundo turno da eleição, Berzoini, do Campo Majoritário, aparece com 97.381 votos, ou 51,4%, com uma vantagem de 5.315 sobre Raul Pont, candidato da Democracia Socialista, que está com 92.066 votos, ou 48,6% do total.

Com essa vantagem, a vitória do Berzoini é dada como muito provável. Já foram apurados 196.688 votos e resta pouco mais de 15% a serem contados, sobretudo nas cidades menores.

Antes mesmo da divulgação do segundo boletim, Berzoini já afirmava que dados extra-oficiais indicavam que ele venceria as eleições com uma diferença superior a cinco mil votos. Depois de se reunir com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, o candidato do Campo Majoritário falou de sua expectativa:

- Vamos esperar. Eu sou bastante respeitoso em relação à apuração de eleições. Embora já tenha números extra-oficiais que apontam mais de cinco votos na frente, eu espero o resultado oficial para poder falar em uma condição ou em outra - disse Berzoini, ao deixar o Palácio do Planalto.

Berzoini disse que o comparecimento de militantes no segundo turno da eleição do PT, que ficou bem abaixo do primeiro turno, já era previsto:

- Eu falei isso na semana passada, mas é muito expressivo, mais de 200 mil petistas votaram. É um quadro de comparecimento bastante interessante e espero que possamos, a partir desse resultado, dar a justa resposta aos que compareceram e fortaleceram o PT - afirmou.

Na primeira parcial, divulgada no início da tarde desta segunda, a disputa estava mais equilibrada. Berzoini estava com 71.172 votos (50,8%) contra 68.969 (49,2%) de Pont. A previsão do PT é de que a apuração seja encerrada até o fim desta semana.

A estimativa é que cerca de 210 mil petistas tenham comparecido às urnas. Inicialmente, diante do grande número de ausências nas eleições, esperava-se 150 mil eleitores. No primeiro turno, mais de 340 mil dos 825 mil eleitores aptos a votar compareceram.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.