Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleição municipal

Beto aposta em aliança com Belinati para vencer em Londrina

Governador defende união dos partidos da base de apoio dele para lançar candidato único a prefeito da cidade no Norte do Paraná

Beto Richa, governador paranaense | Roberto Custódio/Jornal de Londrina
Beto Richa, governador paranaense (Foto: Roberto Custódio/Jornal de Londrina)

O governador Beto Richa (PSDB) aposta numa candidatura única da sua base de apoio para vencer a eleição deste ano à prefeitura de Londrina. Na prática, isso significa unir tucanos e grupos ligados ao ex-prefeito e ex-deputado estadual Antonio Belinati (PP) em torno de um nome de consenso, a exemplo do que ocorreu na eleição estadual de 2010.

Para Richa, a dobradinha deu certo em 2010: ele obteve 71,87 % dos votos válidos em Londrina na eleição para o governo estadual. O problema, porém, é aparar arestas históricas entre tucanos e aliados de Belinati: em duas das quatro vezes em que disputou a prefeitura de Londrina, o secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly (PSDB), foi ao segundo turno contra o ex-prefeito. Foi derrotado em ambas, com um discurso forte de denúncia das dezenas de processos judiciais a que Belinati respondeu em sua carreira.

"É importante ter uma boa participação e vencermos a eleição aqui. De preferência com um candidato do nosso partido", declarou Richa ontem à tarde. "Se não houver essa possibilidade [de vitória com candidato tucano], vamos trabalhar uma candidatura de um partido aliado", completou.

O governador admitiu que ainda não conversou com Hauly, considerado o candidato natural do PSDB à prefeitura, nem com os partidos aliados. Com relação ao secretário, Richa afirmou que respeitará a decisão dele. "Eu estou muito contente com o desempenho do Hauly na Secretaria da Fazenda, mas vou respeitar a opinião dele", declarou o tucano, sobre a possibilidade do secretário não querer disputar a quinta eleição seguida para prefeito de Londrina.

Para Richa, "o conveniente" é que a sua base tenha "um candidato só, para que não haja nenhum tipo de conflito" com partidos que o ajudaram na eleição de 2010 e que poderiam estar juntos em futuras eleições. Ele disse ser "aconselhável evitar um confronto com esses partidos [aliados]" e que pode "tentar fazer o papel de magistrado [fazendo mediação entre eles]". Apesar disso, Richa afirmou que essa definição não depende tanto da sua atuação. "As questões locais sempre acabam prevalecendo", afirmou.

Marcelo Belinati

Richa disse considerar que a candidatura do vereador Marcelo Be­­­linati (PP), que deve ser o nome do grupo de Antonio Belinati para disputar a prefeitura, é "competitiva" e com chances de vitória. Marcelo é sobrinho do ex-prefeito. "Ele está muito bem posicionado." Questionado sobre como se comportaria num cenário em que a sua base tivesse dois candidatos, Richa disse ainda não ter pensado nessa possibilidade. Segundo ele, sua participação na eleição começa com uma conversa com Hauly.

A entrevista com Beto Richa foi realizada durante visita do governador à sede do GRPCom em Londrina.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.