Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Repressão

Brasil e Chile vão trocar informação sobre ditaduras e Operação Condor

Segundo acordo, países revelarão documentos sobre presos políticos do governo de Pinochet e da ditadura militar brasileira

Dilma e Bachelet: presidentes foram vítimas de regimes ditatoriais | Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Dilma e Bachelet: presidentes foram vítimas de regimes ditatoriais (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Brasil e Chile assinaram ontem acordo para a troca de informações e de documentos oficiais sobre as ditaduras ocorridas nos dois países e principalmente sobre a colaboração de militares durante esse período. O Chile viveu sob a ditadura de Augusto Pinochet entre 1973 e 1990, e o Brasil esteve sob ditadura militar de 1964 a 1985.

Nos anos 1970 e 1980, os dois países, junto com Ar­gentina, Paraguai e Uruguai, integraram a chamada Ope­ração Condor, que previa a troca de informações entre os ditadores da região sobre opositores aos regimes ditatoriais.

O acordo foi assinado ontem pelas presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e do Chile, Michelle Bachelet. Essa foi a primeira visita da presidente chilena ao Brasil desde a posse para seu segundo mandato, em março deste ano.

Dilma ressaltou o fato de que ambas as presidentes têm relação direta com o combate aos regimes ditatoriais de seus países. "Quero dizer que eu e a Bachelet estamos muito felizes com a assinatura porque, como ela disse, nós somos testemunhas vivas desse processo", disse a presidente brasileira.

As duas presidentes, que militaram em movimentos de esquerda na juventude, foram presas e torturadas por agentes repressores das respectivas ditaduras militares. O pai de Michelle Bachelet morreu na cadeia depois de ser preso e torturado pelo regime de Pinochet.

O acordo, que inclui troca de informações sobre presos políticos brasileiros no Chile, tem especial importância devido ao fato de muitos opositores do regime militar no Brasil terem fugido para terras chilenas até 1973. Na época, antes do golpe que levou Pinochet ao poder, o Chile era governado por Salvador Allende, num regime democrático de esquerda.

Comércio

Outro acordo assinado ontem por representantes dos dois países – esse entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a presidente da Sociedade de Fomento Fabril chilena – prevê o desenvolvimento de projetos de diversificação das relações comerciais entre Brasil e Chile.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.