Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Questão racial

Brasil está longe de ter presidente negro, diz ministro

Edson Santos comemorou vitória de Obama nos Estados Unidos

O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, durante entrevista ao "Bom dia ministro" | Marcello Casal jr / Agência Brasil
O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, durante entrevista ao "Bom dia ministro" (Foto: Marcello Casal jr / Agência Brasil)

O ministro de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, comemorou nesta quinta-feira (6) a eleição de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos e lamentou a baixa participação dos negros na política brasileira, segundo informações da Agência Brasil. Ele participou do programa "Bom dia ministro".

"Ainda estamos longe de chegar a esse ponto (ter um presidente negro) no Brasil. Os negros são 49,4% da população brasileira, mas isso não se reflete na representação institucional. No Congresso Nacional, por exemplo, não há nem 10% de deputados negros", disse Santos, conforme a agência.

Na avaliação do ministro, Obama deve atuar pela população negra. "Acredito que Obama estreite as relações com a África e que também tenha uma agenda para tirar da miséria a população negra. Dessa forma, é possível que eles [os EUA] tenham uma relação mais democrática com os demais países."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.