Um novo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrará que o Brasil está mais velho e mais urbano. Segundo dados preliminares do censo que mostrará o perfil das propriedades rurais e das pequenas e médias cidades - até 70 mil habitantes -, há cada vez mais pessoas com mais de 60 anos de idade no país, enquanto o número de nascimentos está caindo. Além disso, a população está mais urbana, à medida que o êxodo rural se intensifica.
De acordo com o IBGE, o censo, que deverá ser concluído em agosto, já ouviu 40 milhões de brasileiros e visitou mais de 1,7 milhão de propriedades rurais em todo o país - até agora, o trabalho de coleta de dados está mais adiantado nos estados do Paraná e de Alagoas. No Tocantins, o trabalho está mais atrasado.
Para agilizar as consultas, o governo está lançando mão do uso de computadores de mão - equipamentos que os técnicos demoraram algum tempo para dominar - e os dados são transmitidos por telefone, via satélite ou pela internet. Entretanto, Robson Paz, técnico do instituto, afirma que em localidades mais distantes muitas vezes é difícil lançar mão de tecnologia. "Mas a gente dá um jeito", diz.



