Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
MANIFESTAÇÕES

Brasileiros protestam em Washington e outras nove cidades dos EUA

ato reuniu cerca de 80 pessoas em frente ao consulado do Brasil em Washington

Assim como ocorreu em dezenas de cidades do mundo, na capital dos Estados Unidos brasileiros se juntaram para protestar contra o governo e pedir a saída da presidente Dilma Rousseff. O ato reuniu cerca de 80 pessoas em frente ao consulado do Brasil em Washington, com cartazes exaltando o juiz Sergio Moro e pedindo o impeachment.

“In Moro we trust” (confiamos em Moro), dizia um dos cartazes, parafraseando a frase impressa nas cédulas do dólar americano, “In God we trust” (confiamos em Deus). Alguns foram de cara pintada de verde e amarelo. Um outro cartaz pedia “Eleições já”. Os gritos do grupo contra o governo contrastaram com a sonolência habitual dos domingos no centro de Washington.

“É muito difícil ver de longe o Brasil bagunçado”, disse a paulista Juliana Bellusci, há quatro anos nos EUA, que foi uma das organizadoras do protesto. “Viemos lutar por um país melhor”.

Juliana foi a responsável por pedir permissão à polícia para a manifestação, que foi vigiada atentamente por um policial, que a todo momento pedia para os brasileiros deixarem a calçada e a rua livres.

Em frente ao consulado do Brasil, os manifestantes cantaram o hino nacional antes de voltar aos gritos contra Dilma, Lula e o PT. O baiano Divanildo Fortes Souza, 57, chegou há 35 anos nos EUA para cursar medicina, desistiu dos estudos mas acabou ficando, teve vários trabalhos e hoje está na construção. Revoltado com a corrupção no Brasil, diz que não dá para ficar calado. “Tem que soltar a voz”.

Há 12 anos nos EUA, a paulista Carolina Laufer, 37, diz que continua “andando de cabeça erguida” como brasileira, mas que é preciso aproveitar a mobilização atual para mudar o Brasil.

“Nasci e cresci num país sujo de corrupção”, disse Carolina, que trabalha com seguro de saúde. “Quero ver o Lula e todos os envolvidos na Lava Jato na cadeia”.

Segundo a página na internet do grupo Vem Pra Rua, foram organizados protestos anti-Dilma em 30 cidades do exterior, sendo dez nos Estados Unidos, entre elas Nova York, Boston, Orlando e Los Angeles.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.