O senador Cristóvam Buarque, que foi ministro da Educação no governo Lula e filiado ao PT, disse que é brizolista desde "criancinha". Conta que votou e fez campanha para Brizola em 1989. No PDT desde o ano passado, Buarque diz que as diferenças entre os dois partidos são muitas, uma delas é que "para ser do diretório não precisa ser paulista".
De fora Buarque ainda se mostrou magoado por nunca ter sido convidado a participar dos programas de televisão do PT e nem para participar de grandes eventos do partido. "Só saía na tevê ao fundo, nas reuniões de plano de governo", disse.
Universidade Na continuação do encontro dos pedetistas em Curitiba, hoje será o lançamento oficial da Universidade Leonel Brizola. A instituição vai transmitir aulas via satélite para pedetistas de 90 municípios. Os temas serão a legislação eleitoral e marketing político.
Em campanha Enquanto PSDB, PFL e PDT ainda discute os nomes viáveis para enfrentar o governador Requião em outubro, o PT está em plena campanha. Hoje, o senador Flávio Arns, pré-candidato ao governo e a diretora de Itaipu Gleisi Hoffmann, pré-candidata ao Senado, participam de um evento em Toledo para a apresentação dos pré-candidatos a deputado estadual e federal da região.
Sonhando O filho do prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli (PP), Carli Filho, esteve ontem na Assembléia para visitar o gabinete que foi de seu pai hoje ocupado por Alexandre Curi (PMDB). O filho é pré-candidato a deputado estadual e sonha em ter seu gabinete na Assembléia a partir do próximo ano.
Dúvida Na opinião do deputado Mauro Moraes (PMDB), se a votação do projeto sobre o salário mínimo regional fosse secreta, a matéria não teria sido aprovada. A proposta teve aprovação unânime dos 49 deputados presentes à sessão da última quarta-feira. "Mas quem teria coragem, com as galerias lotadas, de dizer não, em voto aberto?", perguntou.
Dobradinha Os pefelistas Fábio Camargo e Luciano Pizzatto, pré-candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente, reuniram ontem as equipes de campanha para oficializar a dobradinha. Camargo é vereador em Curitiba e tenta seu primeiro mandato na Assembléia e Pizzatto tenta voltar ao Congresso depois de ficar quatro anos sem mandato uma vez que concorreu ao Senado em 2002 e não conseguiu se eleger.
Italianos Está marcada para a próxima terça-feira a instalação da Frente Parlamentar Brasil-Itália na Assembléia Legislativa. O grupo será presidido pela deputada Cida Borghetti (PP) e já confirmaram presença na cerimônia de instalação o embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, e o cônsul-geral para o Paraná e Santa Catarina, Riccardo Battisti.
Paralisação Os servidores municipais de Umuarama paralisaram os serviços, por meio período, como forma de advertência. O sindicato da categoria garante que a greve será por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, se a prefeitura não conceder reposição de 26%, dividida em três parcelas anuais. O prefeito Luiz Renato informou, por meio da assessoria, que o reajuste dos servidores deverá ficar em torno de 5%.
Feminina O PRTB vai lançar duas mulheres na disputa ao governo. São pré-candidatas a professora e ex-vereadora Ana Lúcia Pires, de 42 anos, e a estudante de pedagogia Virlaine Formigueire, 26, para vice. Para o Senado será lançado Custódio da Silva, que cumpre seu quinto mandato na Câmara de Curitiba.
Parcerias A Câmara Municipal de Curitiba discute na segunda-feira as parcerias público-privadas. O seminário terá a presença do deputado federal Dr. Rosinha (PT) e debaterá o projeto de lei proposto pelo prefeito Beto Richa, baseado na lei federal das PPPs apresentada ao Congresso pelo governo Lula.
Pinga-fogo
* O presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Luiz Sorvos, disse estar pessimista sobre a possibilidade de votação da Reforma Tributária no Congresso Nacional
* Apesar de a votação estar prevista para a próxima semana, as medidas provisórias trancam a pauta e, de acordo com Sorvos, não há interesse dos deputados em resolver nada.
* A assessoria da Secretaria da Segurança do Paraná esclarece que, de acordo com o requerimento do deputado Luiz Carlos Hauly enviado à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência da Câmara, o pedido de convocação não foi para o secretário Luiz Fernando Delazari, mas para seu pai Luiz Carlos Delazari, que ocupa a pasta de ouvidoria e corregedoria do estado.
* O PMN (Partido da Mobilização Nacional) realiza o seu encontro estadual segunda-feira em Curitiba.
* O PMN pretende discutir os rumos da sigla nas eleições deste ano.



