Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas políticas

Brizolista

O senador Cristóvam Buarque, que foi ministro da Educação no governo Lula e filiado ao PT, disse que é brizolista desde "criancinha". Conta que votou e fez campanha para Brizola em 1989. No PDT desde o ano passado, Buarque diz que as diferenças entre os dois partidos são muitas, uma delas é que "para ser do diretório não precisa ser paulista".

De fora – Buarque ainda se mostrou magoado por nunca ter sido convidado a participar dos programas de televisão do PT e nem para participar de grandes eventos do partido. "Só saía na tevê ao fundo, nas reuniões de plano de governo", disse.

Universidade – Na continuação do encontro dos pedetistas em Curitiba, hoje será o lançamento oficial da Universidade Leonel Brizola. A instituição vai transmitir aulas via satélite para pedetistas de 90 municípios. Os temas serão a legislação eleitoral e marketing político.

Em campanha – Enquanto PSDB, PFL e PDT ainda discute os nomes viáveis para enfrentar o governador Requião em outubro, o PT está em plena campanha. Hoje, o senador Flávio Arns, pré-candidato ao governo e a diretora de Itaipu Gleisi Hoffmann, pré-candidata ao Senado, participam de um evento em Toledo para a apresentação dos pré-candidatos a deputado estadual e federal da região.

Sonhando – O filho do prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli (PP), Carli Filho, esteve ontem na Assembléia para visitar o gabinete que foi de seu pai – hoje ocupado por Alexandre Curi (PMDB). O filho é pré-candidato a deputado estadual e sonha em ter seu gabinete na Assembléia a partir do próximo ano.

Dúvida – Na opinião do deputado Mauro Moraes (PMDB), se a votação do projeto sobre o salário mínimo regional fosse secreta, a matéria não teria sido aprovada. A proposta teve aprovação unânime dos 49 deputados presentes à sessão da última quarta-feira. "Mas quem teria coragem, com as galerias lotadas, de dizer não, em voto aberto?", perguntou.

Dobradinha – Os pefelistas Fábio Camargo e Luciano Pizzatto, pré-candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente, reuniram ontem as equipes de campanha para oficializar a dobradinha. Camargo é vereador em Curitiba e tenta seu primeiro mandato na Assembléia e Pizzatto tenta voltar ao Congresso depois de ficar quatro anos sem mandato uma vez que concorreu ao Senado em 2002 e não conseguiu se eleger.

Italianos – Está marcada para a próxima terça-feira a instalação da Frente Parlamentar Brasil-Itália na Assembléia Legislativa. O grupo será presidido pela deputada Cida Borghetti (PP) e já confirmaram presença na cerimônia de instalação o embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, e o cônsul-geral para o Paraná e Santa Catarina, Riccardo Battisti.

Paralisação – Os servidores municipais de Umuarama paralisaram os serviços, por meio período, como forma de advertência. O sindicato da categoria garante que a greve será por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, se a prefeitura não conceder reposição de 26%, dividida em três parcelas anuais. O prefeito Luiz Renato informou, por meio da assessoria, que o reajuste dos servidores deverá ficar em torno de 5%.

Feminina – O PRTB vai lançar duas mulheres na disputa ao governo. São pré-candidatas a professora e ex-vereadora Ana Lúcia Pires, de 42 anos, e a estudante de pedagogia Virlaine Formigueire, 26, para vice. Para o Senado será lançado Custódio da Silva, que cumpre seu quinto mandato na Câmara de Curitiba.

Parcerias – A Câmara Municipal de Curitiba discute na segunda-feira as parcerias público-privadas. O seminário terá a presença do deputado federal Dr. Rosinha (PT) e debaterá o projeto de lei proposto pelo prefeito Beto Richa, baseado na lei federal das PPPs apresentada ao Congresso pelo governo Lula.

Pinga-fogo

* O presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Luiz Sorvos, disse estar pessimista sobre a possibilidade de votação da Reforma Tributária no Congresso Nacional

* Apesar de a votação estar prevista para a próxima semana, as medidas provisórias trancam a pauta e, de acordo com Sorvos, não há interesse dos deputados em resolver nada.

* A assessoria da Secretaria da Segurança do Paraná esclarece que, de acordo com o requerimento do deputado Luiz Carlos Hauly enviado à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência da Câmara, o pedido de convocação não foi para o secretário Luiz Fernando Delazari, mas para seu pai Luiz Carlos Delazari, que ocupa a pasta de ouvidoria e corregedoria do estado.

* O PMN (Partido da Mobilização Nacional) realiza o seu encontro estadual segunda-feira em Curitiba.

* O PMN pretende discutir os rumos da sigla nas eleições deste ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.