Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rio Grande do Sul

Cachoeirinha decreta emergência depois de incêndio em indústria química

A prefeitura do município de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, decretou nesta terça-feira estado de emergência devido ao incêndio da indústria química MBN, no distrito industrial. A unidade é distribuidora de material para laboratórios. Apesar do fogo ter sido controlado no início da tarde, sem registrar nenhum ferido, o decreto do prefeito José Stédile tem como objetivo receber cerca de R$ 100 mil em recursos para reconstruir as 20 casas danificadas pelo fogo, sem necessidade de licitação.

O fogo começou nesta manhã e causou explosões. Produtos químicos atingiram um arroio perto da empresa. A preocupação agora é evitar que o ponto de captação de água da Corsan seja contaminado.

A área evacuada é de cerca de três quadras.

- Houve explosões e vazamento de produtos inflamáveis pela tubulação que chegaram até um arroio próximo à empresa - disse o secretário de Segurança da cidade, Antônio Boeira, acrescentando que e o material desceu queimando sobre a água.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) suspendeu preventivamente a captação de água no Rio Gravataí, para evitar possível contaminação pelos ácidos derramados desde a fábrica. Técnicos irão monitorar o local.

Máscaras cirúrgicas foram distribuídas a todos os moradores das redondezas do distrito industrial, para que não respirassem ar possivelmente contaminado. A contaminação por ácidos nítrico e sulfúrico, no entanto, não foi confirmada. Contribuíram para isso, segundo a Defesa Civil, a rapidez com que os bombeiros isolaram a área e o fato da fumaça ter subido a grandes altitudes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.