Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
imprensa

Câmara debate capital estrangeiro na mídia brasileira

Constituição exige que meios de comunicação sejam controlados por brasileiros natos ou naturalizados há mais de 10 anos

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados promoveu nesta quarta-feira (7) um debate sobre a participação do capital estrangeiro na mídia. A audiência pública foi convocada após o recebimento de denúncias de que o limite de 30%, previsto na Constituição Federal, estaria sendo descumprido por algumas empresas.

Um dos principais pontos da discussão foi a aplicabilidade ou não do artigo 222 da Constituição Federal - que determina que o controle dos meios de comunicação deve ser exercido por brasileiros natos ou naturalizados há mais de 10 anos. A regra também vale para portais e sites de internet. A polêmica envolve o Portal Terra, que tem a espanhola Telefónica como acionista majoritário. Não houve consenso sobre a questão e os parlamentares sugeriram que a comissão dê continuidade à discussão do assunto.

O jornal Brasil Econômico, editado no país há menos de um ano e que faz parte do grupo português Ongoing, também foi tema das discussões. Isso porque a empresa está registrada no nome de Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcelos, esposa brasileira do controlador da Ongoing, Nuno Vasconcelos, que é português. O advogado Celso Mori, que representou o sócio controlador do Brasil Econômico na audiência, porém, disse que a empresa cumpre a Constituição Federal e que Maria Alexandra, detentora de pouco mais de 70% do jornal, é neta e filha de portugueses, que vivem no Brasil há mais de 40 anos e que, portanto, são brasileiros naturalizados.

Segundo Mori, apesar de Maria Alexandra atualmente morar em Portugal, ela "é eleitora no Brasil e tem exercido com plenitude a cidadania brasileira". O advogado destacou que o jornal tem 285 jornalistas, todos brasileiros. Os parlamentares da comissão pediram a apresentação dos documentos para comprovar a legalidade das operações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.