• Carregando...

Dê sua opinião

A divulgação dos salários dos servidores da Câmara vai dar mais transparência ao Legislativo?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

O comando da Câmara vai decidir depois do dia 11 de junho o sistema de divulgação dos salários dos servidores. O presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), disse que só vai convocar uma reunião da Mesa Diretora para tratar do tema após sua viagem oficial à China, que termina no dia 10 de junho.

A Mesa Diretora do Senado decidiu na última quinta-feira esperar o modelo de divulgação que será adotado pela Câmara e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para deliberar sobre o seu sistema. Os senadores esperam ter uma definição até o dia 31 de julho.

Maia encomendou um estudo da Diretoria-Geral sobre a divulgação. Ele considerou que portaria do Executivo regulamentando a questão é pouco clara.

"Já tomamos a decisão, vamos divulgar os salários de todos os servidores da Câmara dos Deputados e estamos analisando, neste momento, como será feito, quais serão os temas ou as rubricas dos salários que serão divulgados. E estamos com um grupo da Câmara, sob a coordenação da Diretoria-Geral, tratando sobre esse assunto", disse.

O petista negou que esse prazo permita qualquer tipo de manobra para maquiar os salários. "Não há nenhum problema se for divulgado no dia 31 de julho ou antes até porque [nesse prazo] não haverá alteração dos salários dos funcionários efetivos da Câmara. Não é um tema que traga problema para o país ou que estimule a curiosidade das pessoas sobre quanto é que recebem os servidores da Câmara. Não há nenhum problema, não há nenhuma crise", afirmou.

Para o presidente da Câ­­mara, possíveis ações de servidores contra a medida na Justiça não devem atrasar a divulgação. "Estamos tomando todos os cuidados para que essa divulgação, ao ser feita, ocorra dentro dos limites e das exigências da legislação. Essas ações não atrasam nem adiantam [a divulgação]."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]