Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Salários

Câmara divulgará pagamentos a partir de julho

Diante da resistência dos servidores, Casa ainda discute se os nomes ou só os salários serão informados na internet

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), disse nesta quinta-feira (28) que a Casa deve começar a divulgar a partir de julho os salários dos servidores, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação.

Sem querer entrar em detalhes, Maia afirmou que o modelo para a exposição dos vencimentos dos funcionários ainda está em estudo. "Durante o mês de julho devemos divulgar isso", disse.

Diante da resistência dos servidores em verem seus salários divulgados e da ameaça de levar a questão para a Justiça, a Casa ainda discute se os nomes ou só os salários serão informados na internet.

Outra dúvida é se a medida vai ser adotada para os servidores só da ativa ou também será estendida aos aposentados.Um grupo de assessores discute o sistema, mas a definição será da Mesa Diretora.

O comando da Câmara argumenta ainda que já há transparência nos pagamentos porque são públicas as informações de nomes de servidores, cargos e uma tabela de remuneração. Com isso, bastaria cruzar os dados.

O Senado marcou para o dia 31 de julho a divulgação, mas decidiu que seguirá o modelo da Câmara.

Executivo

Na quarta, o Portal da Transparência, site do governo que passou a disponibilizar nominalmente os ganhos de todos os servidores do Executivo federal. Em maio, a presidente Dilma Rousseff recebeu R$ 19.818,49.

O site não contabiliza o que os ministros eventualmente recebem de outros poderes. Ainda estão de fora os militares, cujos dados serão publicadas no mês que vem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.