Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Brasília

Câmara tem fila de processos para março

Julgamento dos parlamentares suspeitos de quebra de decoro deve ter mais um capítulo em março, quando serão votados novos processos no plenário da Câmara

O julgamento dos parlamentares suspeitos de quebra de decoro, e cujos processos foram abertos durante a onda de denúncias da crise política, deve entrar em fase final no mês de março, quando o plenário da Câmara dos Deputados começa a votar os relatórios aprovados pelo Conselho de Ética. Seis deles estão prontos para votação. Veja abaixo a lista completa.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, afirmou que dará prioridade de votação aos processos por quebra de decoro parlamentar e às medidas provisórias com prazo de tramitação vencido. Os trabalhos do Congresso voltam ao normal a partir do dia 6. E até a quarta-feira (8), os processos contra os deputados Professor Luizinho (PT-SP) e Roberto Brant (PFL-MG) devem entrar na pauta no plenário.

A maioria dos processos envolve as denúncias de uso de recursos repassados pelo publicitário Marcos Valério. Mas também há casos como o do deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS) instaurado após a divulgação de dados sigilosos das CPIs e também o da deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP), em que o PT fez uma representação contra a parlamentar após uma acusação de que o partido teria mandado assassinar o prefeito de Santo André, Celso Daniel.

De acordo com presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), quatro relatórios devem ser concluídos em março. O primeiro, que deve ser votado no dia 7 de março, trata do processo disciplinar contra o deputado João Paulo Cunha (PT-SP).

Saiba como está a situação dos processos no Congresso:

Cassados: José Dirceu (PT-SP)Roberto Jefferson (PTB-RJ)

Renunciaram antes da abertura dos processos: Bispo Rodrigues (PL-RJ)Valdemar Costa Neto (PL-SP)Paulo Rocha (PT-PA) José Borba (PMDB-PR)

Absolvidos:Sandro Mabel (PL-GO)Romeu Queiroz (PTB-MG)

Aguardam julgamento em plenário: Professor Luizinho (PT-SP) Roberto Brant (PFL-MG) João Magno (PT-MG) Pedro Correa (PP-PE)Pedro Henry (PP-MT) Wanderval Santos (PL-SP)

Aguardam posição do Conselho de Ética: João Paulo Cunha (PT-SP) José Janene (PP-PR) José Mentor (PT-SP) Josias Gomes (PT-BA) Vadão Gomes (PP-SP) Zulaiê Cobra (PSDB-SP)Onyx Lorenzoni (PFL-RS)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.