Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Caos aéreo

Cancelamento afeta quase metade dos vôos de Congonhas

Dos 34 vôos previstos, 16 foram cancelados. Passageiros migram para Cumbica, que está com saguões movimentados

Quase metade dos vôos que deveriam partir entre 6h e 8h desta quinta-feira (26) do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, foi cancelada. São 16 cancelamentos entre as 34 partidas programadas, ou 47% do total. Um vôo partiu com atraso. As informações são da Infraero.

O aeroporto abriu no horário normal, às 6h, tanto para pousos quanto para decolagens. No entanto, na terça (24) e na quarta-feira (25), houve atraso na abertura para pousos. Na terça (24), o dia foi tumultuado, com uma seqüência de fechamentos. Chegou a faltar aeronave no páteo.

Na quarta (25), o saguão amanheceu vazio, devido a um série de cancelamentos realizados pelas companhias. O maior movimento no aeroporto foi de pessoas tentando remarcar passagens e do vai-e-vem de ônibus de companhias aéreas levando passageiros para vôos deslocados para Cumbica. A pista auxiliar de Congonhas continua a ser a única em operação. A principal, fechada desde o acidente com o vôo 3054 da TAM deve voltar a funcionar na sexta-feira (27), segundo a Infraero.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) começou a fazer as ranhuras na pista principal, obra que ajuda um avião a reduzir a velocidade no momento de um pouso. Elas serão feitas durante o dia até a reabertura da pista. Depois disso, serão aplicadas das 23h às 6h.

Cumbica

No Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, eram registrados cinco atrasos superiores a uma hora e três cancelamentos, entre as 40 decolagens previstas da meia-noite às 8h.

Os passageiros de Cumbica sofreram na quarta-feira (25). O dia foi marcado por atrasos, cancelamentos, remanejamentos de vôos, filas, balcões lotados e informações desencontradas. Até às 23h, do total de 544 vôos programados, 171 tinham sido cancelados (31,5%). 85 partidas (15,62%) sofreram atrasos de mais de uma hora.

Passagens

A portaria que autoriza as empresas aéreas a voltarem a vender os bilhetes em Congonhas será publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (26). Segundo a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a diretoria da Agência acredita que, até segunda-feira (30), o fluxo represado de vôos e passageiros em Congonhas já terá se normalizado.

Na portaria de número 807, desta noite, a Anac estima que as operações do aeroporto da Capital se normalizem nos próximos dias e que a demanda reprimida de passageiros poderá ser atendida até domingo (29).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.