Embora as últimas pesquisas de intenção de votos o coloquem numa disputa acirrada com o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho precisa mostrar que sua candidatura é útil para os interesses do PMDB nas campanhas regionais. O diagnóstico é do deputado Moreira Franco (PMDB-RJ), aliado de Garotinho e defensor da candidatura própria.
Moreira não tem dúvida de que a posição de Garotinho nas últimas pesquisas fortalecem a candidatura do companheiro de partido, mas reconhece que a candidatura própria do PMDB está diretamente atrelada às campanhas nos estados. Segundo ele, Garotinho terá que se mostrar útil ao partido nos estados. Do contrário, pode ficar isolado.
- Fortalece, sem dúvida, a candidatura do Garotinho, mas a grande questão é saber se nos outros estados os nossos companheiros consideram a candidatura útil para as suas campanhas estaduais. Essa é a realidade. Esse é o grande problema que temos que enfrentar - diz.
Moreira lembra que no dia 19 os governadores e presidentes regionais do partido vão expor na Executiva nacional o que é mais conveniente para as campanhas estaduais. O deputado destaca, no entanto, que a candidatura própria é uma alternativa à polarização entre tucanos e petistas.
- Acredito na candidatura de Garotinho, acho que existe um espaço para crescimento de uma candidatura que abre uma perspectiva nova a essa polarização PSDB versus PT - diz.
Moreira acredita que o atual quadro de crise política envolvendo o governo e as denúncias de irregularidades no governo Alckmin podem beneficiar o PMDB, que já tem a maior bancada no Congresso e o maior número de governadores.
- Nós temos o maior número de candidatos competitivos, temos uns 15 candidatos competitivos nos estados. Hoje nós já somos o maior partido no país, temos a maior bancada na Câmara, a maior bancada no Senado, o maior número de governadores, prefeitos, deputados estaduais e vereadores e eu acredito que a tendência é consolidar e ampliar essa vantagem.



