• Carregando...
Carli diz que filho não estava com a carteira de habilitação vencida | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Carli diz que filho não estava com a carteira de habilitação vencida| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

PONTA GROSSA - O prefeito de Guarapuava, Luiz Fernando Ribas Carli, pai de Luiz Fernando Ribas Carli Filho, disse ontem, em entrevista coletiva, que o ex-deputado estadual está se recuperando bem, mas não se lembra do momento em que aconteceu o acidente em que ele se envolveu e que acabou resultando na morte de dois jovens – Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo de Almeida –, há cerca de um mês e meio, em Curitiba.

Apesar da amnésia, disse o pai, Carli Filho estaria pensando em escrever um livro. O prefeito ainda afirmou que, se ficar comprovado que o filho errou, ele deve ser punido. Mas disse que a carreira política do ex-deputado sofreu apenas uma interrupção (Carli Filho renunciou à cadeira na Assembleia para não sofrer processo de cassação e correr o risco de ter seus direitos políticos suspensos). Carli Pai também afirmou que pretende se reunir com as famílias dos dois jovens mortos.

A entrevista coletiva foi concedida em Guarapuava, apenas para a imprensa local. Com base nas imagens e áudio da entrevista cedidos pela RPC TV Guairacá, de Guarapuava, a Gazeta do Povo reproduz alguns trechos das declarações do pai do ex-deputado estadual.

O acidente

"Fiquei sabendo do acidente por volta de nove e meia da manhã. Eu tinha viajado, tinha ido a Brasília e estava em Curitiba. Quando levantei fui olhar os quartos dos filhos e o quarto do Bernardo estava fechado e o do Luiz Fernando estava aberto. Perguntei para uma funcionária se ele não tinha dormido em casa e ela me contou que viu sobre um acidente na tevê e que reconheceu a camisa e o sapato do Luiz Fernando. Perdi o chão completamente. Liguei para os meus cunhados para que fossem à procura. Na polícia, disseram que um ferido havia sido levado para o Hospital Evangélico. Só depois de muita insistência descobriram que tinha alguém não identificado na UTI."

Família dos mortos

"Já expressei essa vontade de nós conversarmos com a família dos outros dois meninos que falecerem. Para nós é uma tragédia que envolveu três famílias. Nós já demonstramos a nossa tristeza e nossa solidariedade às famílias que perderam seus filhos. Só quem passa por uma situação como essa pode avaliar o que é perder um filho, o que é estar envolvido num acidente em que morrem duas pessoas e o terceiro chega à beira da morte e por um milagre acaba não morrendo. Sim, nós vamos conversar com eles."

Quando Carli Filho soube das mortes

"A partir da UTI semi-intensiva, quando ele passou a ter acesso a um aparelho de televisão, então eu tive com ele uma conversa. Ele não sabia de nada e eu contei a ele. Falei que ele tinha se envolvido num acidente grave e que tinham acontecido mortes. Ele estava ainda com a traqueostomia e não falava. Ele pediu uma caneta para escrever e perguntou quem eram as pessoas que tinham morrido."

A saúde do filho

"Hoje o Luiz Fernando está convalescendo. Graças a Deus, ficou sem nenhuma sequela. Ele se movimenta, ele enxerga perfeitamente bem, não teve nenhuma lesão cerebral e vem se recuperando dos procedimentos cirúrgicos que sofreu. Nós acreditamos que com o passar do tempo ele vai ficar normal na sua aparência, tendo em vista que o impacto todo foi no rosto e no crânio. Ele está se recuperando em Guarapuava e os médicos marcam as vezes que ele precisa ir para São Paulo. Aqui é a nossa cidade, aqui que moramos e trabalhamos."

Esquecimento

"O neurocirurgião nos disse que ele tem um lapso de memória – tem um ‘tempo diferenciado’ tamanho o trauma que sofreu. Ele não se lembra de fatos que ocorreram no dia anterior ao acidente e do que ocorreu no acidente. Ele passa a lembrar, com dificuldades, de coisas que aconteceram depois que saiu da UTI."

Carteira de habilitação

"Ele não estava com a carteira suspensa. Para ter a carteira suspensa é preciso ser notificado e assinar um documento que deve entregar a carteira e ninguém pode assinar por você. E ele não recebeu documento nenhum solicitando que ele devolvesse. Nós fizemos a entrega da carteira, mas não estava suspensa."

Bebida e alta velocidade

"Qualquer pai comenta com seus filhos comenta com seus filhos sobre andar devagar, de não beber. Não tem pai que não faz isso. E eu sempre fiz essas recomendações. Conversei bastante sobre tudo isso com ele, mas ele não se lembra de nada do dia."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]