Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alep

CCJ barra projeto que prevê meia passagem para quem estuda em outra cidade

Tramitação foi interrompida sob alegação de que seria inconstitucional legislar para reduzir o preço da passagem. No mês passado, proposta que prevê isenção para idosos nas linhas intermunicipais foi aprovada

Projeto de lei que instituía a meia passagem para estudantes que moram em uma cidade e estudam em outra foi barrado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta valeria para estabelecimentos públicos ou particulares de ensino superior, técnico e profissionalizante de qualquer cidade do estado.

De autoria do deputado Professor Lemos (PT), a tramitação da proposta foi interrompida com o argumento de que seria inconstitucional o Legislativo determinar a redução de metade do preço da passagem. O deputado Caíto Quintana (PMDB), porém, diz que isso seria um contrassenso, já que a comissão já havia aprovado no mês passado um projeto de lei que garante que idosos sejam isentos de pagar passagem em ônibus intermunicipais. O texto ainda não foi votado em plenário.

"No meu ponto de vista, se pode um, pode o outro", diz o peemedebista. A proposta de isenção para pessoas com mais de 65 anos em viagens intermunicipais vale para o transporte coletivo público ou de empresa concessionária de serviço público no Paraná. Já o projeto de meia passagem para estudantes não traz essa especificação.

Lemos afirmou que vai apresentar recurso nesta terça (29) solicitando que o projeto seja votado diretamente em plenário. Ele diz que a especificação das empresas que teriam o desconto não faria diferença, já que "todas as linhas são concessões públicas". "Muitas vezes o estudante deixa de estudar por falta de transporte e às vezes nem se matricula porque sabe que não vai ter condição. A meia passagem seria um estímulo para ele continuar estudando", opina.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.