Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
educação

CCJ da Câmara aprova garantia de mesma escola pública para irmãos

Projeto de Lei também proíbe separação de gêmeos na escola. Aprovada nesta quinta, matéria segue para ser analisada no Senado

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta quarta-feira (14) o Projeto de Lei que garante a irmãos o acesso ao mesmo estabelecimento de ensino público, próximo à residência. A proposta, elaborada pelo deputado Neilton Mulin (PR-RJ), altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e proíbe ainda a separação de irmãos gêmeos. Aprovada em caráter terminativo, a proposta segue para o Senado.

O ECA já prevê escola pública, gratuita e próxima à residência. O autor do projeto, no entanto, alega que têm ocorrido situações em que irmãos não conseguem vaga na mesma escola. Essa dificuldade, argumenta, leva as famílias a matricular seus filhos em instituições distantes de casa, "o que violenta flagrantemente o Estatuto da Criança e do Adolescente".

"O que causa mais perplexidade é a situação de irmãos gêmeos e de pequena idade que têm sido prejudicados, impedidos de conseguir a matrícula na mesma escola, principalmente aquelas mais concorridas", diz Mulin.

De acordo com a relatora, deputado Sandra Rosado (PSB-RN), o autor argumenta que a separação de gêmeos é particularmente danosa porque especialistas afirmam que "a simbiose entre gêmeos é natural e a separação é uma grande violência contra as crianças".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.