Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ministro

Celso de Mello é liberado por médicos para sessão do STF

Tribunal não deu detalhes do quadro clínico do ministro, que, na semana passada, foi internado por dois dias após sintomas de uma forte gripe

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello passou por uma nova avaliação médica nesta segunda-feira (17) e foi liberado para comparecer à sessão do tribunal que vai retomar o julgamento do mensalão. O STF não deu detalhes do quadro clínico do ministro, que, na semana passada, foi internado por dois dias após sintomas de uma forte gripe.

O desfecho para o julgamento está ligado ao ministro que é esperado para definir sobre a perda do mandato dos três deputados condenados no processo.

Será decidido se o Supremo cassa ou não dos mandatos dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) está empatada em 4 votos a 4.

Na última sessão em que participou, Mello indicou que vai apoiar a tese de que a perda do cargo em condenação criminal é atribuição do STF, cabendo à Câmara somente formalizar o ato -que passaria a valer quando não houvesse mais chance de recursos para as defesas.

Essa tese, no entanto, foi rechaçada por quatro ministros e pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para quem a palavra final cabe ao plenário da Câmara.

O petista afirma que pode haver uma crise institucional entre Judiciário e Legislativo e ameaça resistir a uma ordem do STF. Para concluir o processo, os ministros precisam estabelecer questões polêmicas, como a revisão das multas, a fixação de uma indenização por desvio de recursos públicos para o esquema e quando vai ocorrer a prisão dos condenados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.