Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
aposentados

Celso de Melo será relator em ação contra mudanças na previdência do PR

da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi protocolada pelos senadores Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) e pelo deputado federal e presidente do PT no estado Enio Verri

Caberá ao ministro Celso de Melo analisar a ADI protocolada pela oposição ao governo Richa. | Fellipe Sampaio/SCO/STF
Caberá ao ministro Celso de Melo analisar a ADI protocolada pela oposição ao governo Richa. (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Melo, será o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ingressada pelo diretório nacional do PT, na última segunda-feira (8), contra as mudanças na Paranaprevidência. A ideia partiu dos senadores Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) e do deputado federal e presidente do PT no estado Enio Verri.

Os parlamentares de oposição tomaram como base para a ação o fato de o Ministério da Previdência ter considerado irregulares as mudanças no sistema de aposentados do estado, aprovadas em meio à repressão policial a professores que resultou em 213 feridos no Centro Cívico, no último dia 29. O estado diz que se ampara em uma liminar do próprio STF, de 2006, que impede a União de aplicar sanções ao Paraná em caso de descumprimento na legislação previdenciária nacional.

Vários pontos foram considerados irregulares na nova lei da Paranaprevidência. O principal deles é que a nova lei estadual não atende a critérios de equilíbrio financeiro e atuarial do fundo previdenciário do estado, que estaria comprometido com o novo plano de custeio. Segundo estimativa do ministério, com a projeção de receitas e despesas da Paranáprevidência, nos próximos sete anos o fundo passará de R$ 7,3 bilhões em caixa para R$ 4,2 bilhões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.