Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Emenda 3

Centrais sindicais ameaçam parar Metrô e ônibus de São Paulo na manhã de segunda

Início do expediente apenas depois das 7h deve complicar ida ao trabalho. Protestos são contra emenda que, para sindicatos, precariza relações de trabalho

A Central Única dos Trabalhadores e o Sindicato dos Metroviários de São Paulo ameaçam parar os serviços de Metrô e ônibus entre as 5h e as 7h de segunda-feira (23). O atraso de duas horas é parte das mobilizações contra a emenda 3 e favor do veto presidencial.

Os presidentes da CUT, Artur Henrique, e da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, participam de ato público marcado para as 5h de segunda-feira na estação Itaquera do Metrô, na Zona Leste de São Paulo.

Vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a emenda 3 proibia os auditores fiscais da Receita Federal de autuar ou fechar as empresas prestadoras de serviço constituídas por uma única pessoa, quando entendessem que a relação de prestação de serviços com uma outra empresa era, na verdade, uma relação trabalhista.

A emenda transferia para o Poder Judiciário a definição de vínculo empregatício, beneficiando profissionais liberais que atuam como pessoas jurídicas e as empresas que utilizam seus serviços, em substituição ao contrato de trabalho pela CLT.

A emenda 3 proibia os auditores fiscais da Receita Federal de autuar ou fechar PJ (pessoas jurídicas) que prestam serviço para empresas. A emenda transferia para o Judiciário a tarefa de interpretar esses contratos e definir se há ou não vínculo empregatício, substituindo o contrato de trabalho pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.