• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O ex-diretor Internacional da Petrobras Nestor Cerveró prestou depoimento, na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba, na manhã desta terça-feira (5). A oitiva trata da suspeita de que Cerveró teria ganho uma Range Rover Evoque do empresário Fernando Soares, o Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema investigado pela operação Lava Jato. O carro de luxo é avaliado em R$ 220 mil.

Após confronto, Richa troca secretário da Educação e comando da PM

Substituições devem ser anunciadas nas próximas horas. João Carlos Gomes deve assumir a pasta da Educação

Leia a matéria completa

O ex-diretor e o empresário estão presos em Curitiba – ambos são réus de uma ação que trata da compra de duas sondas de perfuração marítimas da estatal, em 2006 e 2007, da empresa Samsung Heavy Industries Co. As acusações são de corrupção e lavagem de dinheiro – Cerveró teria recebido US$ 30 milhões em propina, como aponta a acusação.

A Range Rover foi confiscada pela Justiça Federal logo quando Cerveró foi preso, em janeiro. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o presente foi comprado em julho de 2012, na mesma loja - concessionária AutoStar - em que o doleiro Alberto Youssef adquiriu, um ano depois, um carro do mesmo modelo para o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

A nota fiscal do carro está no nome da esposa do ex-diretor, Patrícia Cerveró, mas o e-mail indicado para contato é o de Baiano. Ainda conforme a denúncia, Baiano pagou o carro por meio de depósito bancário, à vista. “Ouvida, a vendedora da AutoStar declarou que Fernando Soares é quem fez todo o contato com a AutoStar para a compra do veículo”, detalha a denúncia.

O MPF citou ainda que foi “Fernando Soares quem compareceu na concessionária e encomendou o veículo, inclusive determinou fosse este blindado”. “Segundo a vendedora, não teve qualquer contato com Patrícia Cerveró, o que demonstra que o veículo realmente foi adquirido por Fernando Soares em benefício de Patrícia e Nestor Cerveró”, escreveu a Procuradoria, em pedido de quebra de sigilo no dia 22.

Na saída do depoimento, a defesa negou que o veículo foi adquirido por Baiano. Conforme os advogados de Cerveró, o carro foi um presente do ex-diretor para a esposa. Eles afirmam ainda que uma ligação telefônica feita do escritório do ex-diretor na Petrobras para a concessionária no dia da compra comprovaria que não foi Baiano quem adquiriu a Range Rover.

Mais depoimentos

Na tarde desta terça-feira, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró será ouvido na Justiça Federal, em Curitiba. Ele vai prestar esclarecimentos na ação que trata de supostas operações fraudulentas feitas por meio de uma offshore uruguaia, a Jolmey Sociedad Anonima - na qual ele atuaria como administrador. Segundo a denúncia, a principal suspeita é de que Cerveró utilizou a empresa como forma de lavar dinheiro e ocultar parte da propina recebida do esquema de corrupção da Petrobras.

Nesta segunda-feira, executivos da Camargo Corrêa, que firmaram acordos de delação premiada com o MPF, confirmaram o pagamento de propina para diretores da Petrobras. Já na quarta-feira (6) serão ouvidos executivos da Engevix e da Galvão Engenharia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]