Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Partidos

Ciro Gomes é contra o PROS e acena com filiação no PDT

Já o governador Cid Gomes afirma que vai conversar com os cinco partidos que ofereceram guarida ao grupo, formando por cerca de 500 políticos do Ceará

Um bloco cearense que chega perto de 500 políticos está entre o PSD, PP, PDT, PC do B e PROS. É o maior capital político do Estado que deixa o PSB e parte rumo a um partido que se alinhe à tentativa de reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014. O mais resistente à ida do blocão dos Ferreira Gomes para o PROS é o secretário cearense da Saúde, Ciro Gomes.

"A realidade cearense não condiz com a ideologia do partido, que tem uma tendência conservadora", diz Ciro que acena com a ida para o PDT, onde já está sua ex-mulher, Patrícia Saboya. O mesmo pensamento tem o secretário fortalezense de Educação, Ivo Gomes, irmão de Ciro.

Já o governador Cid Gomes afirma que vai conversar com os cinco partidos que ofereceram guarida ao grupo. "Vamos buscar um partido que nos atenue a perda de mandatos de prefeitos, deputados e vereadores. O próprio presidente do PSB, Eduardo Campos, assumiu o compromisso de que dará uma declaração de que a saída coletiva desse grupo aqui do Ceará não representa um ato de infidelidade partidária. Por isso vamos ter a gentileza de conversar neste final de semana com os líderes dos cinco partidos que nos ofereceram acento para tomarmos uma decisão e anunciar na próxima terça-feira", declarou Cid já na madrugada desta sexta-feira, quando terminar a reunião do seu grupo, em Fortaleza.

Para Cid, o grupo deve ir para um partido com ideologia parecida com o PSB. "Há uma preocupação de manter nossa mesma ideologia, a social democracia", destacou.

Para o deputado federal Antonio Balhmann a tendência natural seria a ida para o PROS. "mas vai depender de muitas conversas que teremos neste final de semana, mas essa é a tendência".O grupo de Cid tem 38 prefeitos, dezenas de vereadores, quatro deputados federais e nove deputados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.