Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
saúde

Cirurgia do vice Alencar chega aos "procedimentos finais"

Segundo médicos, dois tumores provocaram obstrução intestinal. Alencar foi internado novamente nesta sexta, após alta na quinta

Os médicos de José Alencar disseram que dois tumores foram a causa da obstrução intestinal que exigiu que o vice-presidente fosse submetido nesta sexta-feira a uma nova cirurgia.

A informação é do oncologista Paulo Hoff, que faz parte da equipe médica que acompanha o tratamento de Alencar.

A cirurgia começou no final da tarde e, por volta das 21h, segundo Hoff, estava na fase de procedimentos finais.

Os médicos concluíram uma colostomia, procedimento em que é instalada uma sonda ligada a uma bolsa do lado externo do corpo para recolher resíduos, já foi concluída.

De acordo com Hoff, Alencar teve uma obstrução no reto causada pelos dois tumores, que não foram retirados durante o procedimento cirúrgico.

A cirurgia é a intervenção é a 15ª do vice-presidente, que há 12 anos enfrenta um câncer.

Os cirurgiões de Alencar são Raul Cutait, o mesmo que o operou no dia 9 deste mês, e Ademar Lopes, que o operou em janeiro.

Na noite desta quinta-feira (23), José Alencar chegou a receber alta e deixou o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após 15 dias de internação.

Mas ele teve de voltar na manhã desta sexta devido às cólicas que sentiu durante a madrugada. O vice-presidente chegou numa ambulância e entrou no hospital em uma maca, com o corpo coberto.

Lula

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou, por meio de assessores que acompanham o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem ao Paraguai, que ele falou com Alencar pouco depois da nova internação.

Segundo a assessoria, o vice disse a Lula que precisou ser internado novamente por estar sentindo os mesmos sintomas que o levaram à primeira internação, dores abdominais.

Alencar havia recebido alta do Hospital Sírio-Libanês na quinta-feira (23). Internado desde o dia 8 de julho, o vice-presidente foi submetido no último dia 9 a uma cirurgia para tratar uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais. O problema foi divulgado na sexta-feira, dia 17.

Em 25 de janeiro, Alencar foi submetido à mais radical intervenção desde a descoberta da doença. Em uma cirurgia com duração de 18 horas, os médicos retiraram tumores do abdome do paciente. Alencar ficou 27 dias internado, nove deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No sábado (18),o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao hospital para uma visita a Alencar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.