Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Judiciário

CNJ discute questões internas em reunião fechada

Encontro traz temas que devem gerar longos debates entre os conselheiros, como as falhas na comunicação interna do órgão e o rearranjo da estrutura orgânica do conselho

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza na tarde desta terça-feira (7) uma reunião fechada para discutir questões administrativas. O encontro, que começou por volta das 16h30, traz temas que devem gerar longos debates entre os conselheiros, como as falhas na comunicação interna do órgão e o rearranjo da estrutura orgânica do conselho.

A dificuldade de comunicação foi apontada pelo presidente do órgão, Cezar Peluso, como o motivo de um recente desentendimento no conselho. Em dezembro, uma empresa que vende produtos da tecnologia Oracle venceu uma licitação milionária no CNJ e alguns conselheiros suspeitaram que a diretoria do órgão direcionou a concorrência.

Peluso precisou chamar uma reunião interna para prestar contas aos conselheiros insatisfeitos e admitiu que a falha no fluxo de informações entre gestores e conselheiros abriu brecha para as suspeitas.

A discussão sobre a estrutura orgânica do CNJ deve permear a preocupação de alguns conselheiros com o excesso de concentração de poderes nas mãos da presidência do órgão e de sua assessoria. O conselheiro Marcelo Nobre propôs, no final do ano passado, que o secretário-geral do CNJ fosse escolhido pelo plenário e não pelo presidente.

Está ainda em discussão proposta que pretende dar poderes para que os conselheiros criem uma comissão interna para fiscalizar a transparência de gastos dos tribunais federais e estaduais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.