Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Celso Nascimento

A Appa, o caixa 2, a mensagem e o mensageiro

 |

Quando a mensagem não agrada, colocam a culpa no mensageiro. Já era assim nos tempos antigos: se dois reis estavam em conflito e um mandava mensagem para o outro, a resposta deste às vezes consistia em matar o pobre mensageiro e mandar seu corpo de volta como sinal de que a mensagem não lhe agradara. Os mensageiros, sabendo do risco que corriam, costumavam então mudar o conteúdo da mensagem, de modo que o destinatário não ficasse aborrecido.

Continua assim nos tempos modernos. Na última sexta-feira, esta coluna noticiou o resultado de uma investigação do Tribunal de Contas que constatou a existência de um suposto caixa 2 na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Tratava-se de uma conta bancária com saldo de R$ 5 milhões que não aparecia no sistema contábil da autarquia e nem no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf), da Secretaria da Fazenda.

Pois bem: a Appa não gostou dessa mensagem e, em furibunda "nota de esclarecimento", acusou a coluna de mentirosa – isto é, pretendeu matar o mensageiro da má notícia. O mensageiro, porém, não falsificou a mensagem. Simplesmente noticiou o que consta da "Comunicação de Irregularidade" de n.º 617100-08, assinada por técnicos do Tribunal de Contas que inspecionaram a contabilidade da Appa. No documento, eles informam a descoberta da conta bancária 44759-5, do Banco do Brasil, que "não está registrada no sistema contábil da entidade", conforme se lê no fac-símile desta página. Foi isso que levou os fiscais a suspeitar de um caixa 2.

A Comunicação de Irregularidade é documento oficial. Foi endereçado ao conselheiro Heinz Herwig, sob cujas ordens trabalham os inspetores encarregados de fiscalizar as contas da Appa e de outros órgãos públicos. O conselheiro, por sua vez, tomou as providências regimentais, encaminhando a denúncia ao presidente do Tribunal – conforme registro constante da publicação "Atos Oficiais" do próprio TC, com data do último dia 5, página 100, conforme se vê no fac-símile de baixo.

Se a Appa pode provar que não tem caixa 2, ótimo. Mas isso é coisa que tem de explicar ao Tribunal de Contas. Não é certo que queira matar o mensageiro da má notícia.

* * * * *

Olho Vivo

Projeto 1

É de autoria do ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega, hoje dono de uma das maiores consultorias do país, o diagnóstico sobre a situação atual do Paraná e da identificação de oportunidades futuras que o senador Osmar Dias vai usar para elaborar suas propostas de governo. O diagnóstico já está concluído e deverá ser apresentado a Osmar no decorrer desta semana.

Projeto 2

A partir do ano que vem, o senador vai percorrer o estado para apresentá-lo e para recolher sugestões que comporão o "Projeto Paraná" – peça com a qual pretende conquistar aliados para sua candidatura ao governo do estado. "É um jeito diferente de fazer política", diz Osmar. "Vamos unir as forças políticas e sociais do estado em torno de idéias e não de conveniências meramente eleitorais." Agora, só falta combinar isso com o outro candidato, Beto Richa – pois ambos, o senador e o prefeito, ainda se dizem aliados.

Cabeças

Começa hoje e vai até quinta-feira, em Curitiba, o seminário "Crise – rumos e verdades", idéia do governador Roberto Requião para vencer o deus-mercado e mudar os rumos do planeta. Trinta das "melhores cabeças do mundo" – dentre as quais as de Carlos Lessa e Cesar Benjamin, dois expoentes da guerra contra o neoliberalismo – se revezarão como palestristas do seminário, a ser integralmente transmitido pela TV Educativa.

* * * * *

"Sou o candidato da Casa."

Do deputado Osmar Serraglio, do PMDB paranaense, ao apresentar-se para disputar a presidência da Câmara Federal, contrapondo-se ao favorito Michel Temer.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.