Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

A arte de dar entrevistas

Gente importante que precisa se expor em público, dar entrevistas, comparecer em eventos etc. costuma pagar caro a profissionais especializados. Normalmente, essa gente importante recorre a profissionais de “media training”, “personal stylists” e a fonoaudiólogos que ensinam como se postar diante de uma câmara, se vestir bem e melhorar a dicção. A despeito das fragilidades dos clientes, não poucos alcançam resultados surpreendentes e até milagrosos.

Num patamar mais sofisticado, recorre-se a outros mecanismos eficientes. Se o “cliente”, por exemplo, vai dar uma entrevista ao vivo numa emissora de televisão e se o telespectador também puder dirigir perguntas “espontâneas” a serem lidas durante a apresentação, por que não as elaborar previamente e convocar os “amigos” a fazê-las, não sem antes treinar as respostas com o entrevistado?

Foi o que aconteceu durante as horas que antecederam a entrevista que o governador Beto Richa deu em São Paulo à jornalista Mariana Godoy (ex-Globo) na RedeTV sexta-feira à noite. Durante o dia, centenas de “ativistas” receberam mensagens estimulando-os a enviar perguntas. Assim:

“Caros amigos ativistas. Vocês andam com saudades da campanha? Pois hoje teremos a grande oportunidade de reviver esse grande momento com ações intensivas na rede. O governador será entrevistado ao vivo pela jornalista Mariana Godoy na RedeTV, a partir das 22h30. [...] As questões do público serão lidas no palco [...]. Vamos aproveitar para disseminar as boas práticas do governo paranaense mandando perguntas e publicando os melhores momentos da entrevista no Facebook. [...]. Juntos somos fortes e imbatíveis. Já provamos isso várias vezes.”

As perguntas sugeridas saíram sob medida para levantar bolas para o entrevistado marcar gols sucessivos. Alguns exemplos:

• O governo do Paraná já reservou recursos para obras de infraestrutura em 2016?

• Analistas dizem que a crise vai se aprofundar ainda por 2 anos. O Paraná está preparado para isso?

• É verdade que o Paraná vai oferecer o coração artificial na rede pública de saúde?

• Mesmo necessário e eficiente, o ajuste fiscal feriu a sua imagem. O senhor faria de novo?

• Com a crise econômica, o que tem diferenciado o Paraná do resto do Brasil?

• Como o senhor enxerga a situação da educação no Paraná, onde o maior sindicato da categoria é aliado do PT?

• Com a crise muitas empresas estão deixando o Brasil. O que o Paraná está fazendo para manter e atrair empresas?

• Como está a previsão do orçamento do Paraná?

• Acredita que o governo federal discrimina estados por interesses políticos?

A autoria das perguntas e sua difusão antecipada aos “ativistas” devem-se a um grupo de comissionados que se abriga sob o nome fantasia “Tenda Digital”. Não se sabe se a arte de preparar entrevista foi também custeada com recursos públicos – computadores e celulares corporativos, por exemplo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.