Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Celso Nascimento

A qualidade do ensino e da propaganda

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um sistema instituído pelo Ministério da Educação para avaliar o desempenho das escolas públicas e privadas do Brasil inteiro. Em 2008, inscreveram voluntariamente alunos de 24.250 estabelecimentos dos 27 estados, incluindo o Paraná, num total de 2,9 milhões de participantes.

O próprio MEC reconhece que não se trata de um método infalível de avaliação da qualidade do ensino, mas seus resultados certamente refletem a realidade percebida pela sociedade. É de se imaginar que o Paraná tenha se saído muito bem no Enem, pois aqui tivemos por seis anos "o melhor secretário de Educação do mundo" e fizemos uso das mais modernas tecnologias aplicadas à educação do planeta, dentre as quais a da tevê laranja em cada sala e dos pendrives para cada professor.

Pois bem: na semana passada, o MEC divulgou o resultado do exame de 2008. Por meio deles ficou-se sabendo que das 20 melhores escolas públicas de ensino médio do país não há nenhuma do Paraná. Na ponta inversa, isto é, entre as 20 piores, aparece um estabelecimento do estado – aliás, o único da Região do Sul do país incluído entre os piores (muito embora se deva relevar este fato, pois se trata de um estabelecimento para deficientes auditivos); os 19 restantes situam-se nas regiões Norte e Nordeste.

Se a educação que se ministra nas escolas públicas paranaenses não consegue se equiparar às melhores do país, compare-se então à realidade interna do próprio estado. Nesse caso, dentre os nossos dez melhores não figura nenhum colégio público estadual; são todos particulares ou do governo federal. Já entre as dez piores, a situação se inverte totalmente: todas pertencem à rede pública estadual.

Se a comparação for reduzida apenas a Curitiba, a situação não muda: dentre os dez melhores estabelecimentos, oito são particulares e dois são federais. Não há públicos estaduais ou municipais. Já no ranking dos dez piores, não há exceção: são todos públicos estaduais.

Dentre os 1.367 estabelecimentos que participaram do Enem no Paraná, a escola pública estadual melhor colocada ocupa o 59º lugar. É o Colégio da Polícia Militar. Dos 58 que o antecedem, 53 são particulares e cinco são federais.

Diante desse quadro triste, não seria mais prudente e honesto que a propaganda oficial evitasse afirmações falsamente ufanistas para decantar uma realidade provadamente inexistente?

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.