Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
celso nascimento

As linhas e as entrelinhas da pesquisa Vox Populi

A pesquisa que o Instituto Vox Populi fez no Paraná por encomenda do PSDB nacional está vazando aos pedaços. Poucas pessoas tiveram acesso ao seu amplo e pormenorizado conteúdo, formulado para fornecer aos tucanos um panorama o mais preciso possível para tomar decisões referentes à eleição de 2010. Não é, portanto, uma sondagem para fins de propaganda eleitoral, mas para fornecer subsídios para formulação de estratégias.

Por isso a direção tucana deu acesso à pesquisa apenas a uns poucos políticos paranaenses que pudessem avaliar os resultados e contribuir com suas opiniões. Mesmo sem ter sido chamada e mesmo sem ter nada a contribuir de útil para qualquer das partes interessadas – a não ser informar os leitores – a coluna teve acesso à íntegra do documento, um calhamaço de dezenas de folhas e centenas de tabelas – coisas que só servem para experimentados estrategistas de campanha.

Para o leigo, interessam as partes em que o Vox Populi pergunta aos entrevistados (800) em quem votariam se a eleição fosse hoje. O primeiro cenário coloca Osmar Dias em confronto com Beto Richa, com a participação de outros candidatos: Orlando Pessuti e Gleisi Hoffmann. Vence Osmar com 34% e Beto fica em segundo, com 32%. Pessuti e Gleisi empatam em 8%.

Escolha

Mas há uma pergunta bem mais específica e detalhada: o Vox Populi quis saber qual seria a escolha dos eleitores caso Osmar Dias saísse candidato com o apoio do PT e do irmão Alvaro Dias. Nesse cenário aparece apenas Pessuti; Gleisi ficou de fora. Pois bem: se a eleição fosse hoje e se as condições políticas fossem estas, Osmar cresceria para 39% e Beto Richa para 34%. A diferença entre ambos é maior do que a margem de erro (3%) da pesquisa. Pessuti ficaria do mesmo tamanho: 8%.

O instituto descobriu que o apoio de Lula para qualquer candidato aumentaria as chances dele em 17%. Em compensação, 11% dos eleitores deixariam de votar no indicado dele.

Mas há ainda um terceiro cenário. Nele, Beto Richa não aparece como candidato. Osmar Dias disputaria apenas com Pessuti e com Gleisi. Nesse caso, Osmar ganharia a eleição no primeiro turno, com 53% dos votos, deixando 11% para Pessuti e 9% para Gleisi.

O que os tucanos querem saber

O PSDB nacional tem interesse em saber três coisas:

1) É melhor manter a aliança com o PDT de Osmar Dias?

2) Beto Richa teria melhor chance de ganhar a eleição e ajudar Serra se concorresse contra Osmar Dias?

3) E Alvaro Dias? Qual é a força real do senador dentro do PSDB estadual?

Os tucanos recolheram dados para responder às duas primeiras perguntas. E também conseguiram resposta para a terceira. À pergunta foi formulada assim: "Qual desses candidatos do PSDB é melhor candidato do PSDB?" E as respostas indicaram Beto Richa em primeiro (46%) e Alvaro em segundo (38%).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.