Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Como nos tempos de Atenas

Atenas é o lugar onde nasceu a democracia. O povo se reunia em praça pública e decidia ali mesmo, pelo voto direto, o que o governo da cidade-estado devia fazer. A estes espaços públicos dava-se o nome de ágora. Séculos depois, a democracia foi se “aperfeiçoando”: em vez do voto direto, o povo passou a votar em algumas poucas pessoas para governar ou para votar em seu nome. A democracia direta virou democracia indireta. Nossos modernos parlamentos tiveram esta origem.

Eles seriam a “caixa de ressonância” da sociedade, como dizem pomposamente os parlamentares. Há certas ocasiões, no entanto, em que o povo decide dizer que seus governos e parlamentos já não o representam. Vê-se isto atualmente – o povo nas ruas dizendo coisas que seus representantes não dizem, não pensam ou não querem.

Mas, nesta segunda (13), a Assembleia Legislativa do Paraná teve seu momento de “ágora”. Foi quando se discutia um requerimento que pedia urgência para a tramitação do projeto que muda a Paranaprevidência. O governo tem pressa. Alguns deputados se lembraram, então, que há dois meses o Centro Cívico teve seus dias de “ágora”. Foi quando a multidão ali reunida obrigou o governo e a Assembleia a não terem pressa em votar as matérias que o governo queria impor. Dentre elas exatamente aquela que, em fevereiro, daria a Beto Richa o poder de, em 48 horas, avançar no dinheiro dos aposentados atuais e futuros.

O projeto, aperfeiçoado mas não ainda perfeito, voltou à Assembleia. O líder do governo, deputado Luiz Claudio Romanelli, requereu urgência na votação. Isto é, estava pedindo aos seus pares que, de novo, o aprovassem rapidamente, sem muita reflexão, discussão e chance de melhorar.

Houve protesto. Muitos deputados se lembraram do camburão e conseguiram convencer Romanelli a retirar o requerimento. Foi um momento importante. Nunca antes na história da Assembleia, a folgada maioria governista havia se comportado desta maneira, isto é, contra o desejo do governo. Paradoxalmente, fez lembrar um pouco a velha Atenas, berço da democracia direta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.