• Carregando...

Juízes e desembargadores do Paraná passaram três dias num cruzeiro marítimo pela costa de São Paulo e Rio de Janeiro nesse último fim de semana, a bordo do navio Grand Voyager. Nele se realizou o VI Congresso Estadual da Magistratura Paranaense, promovido pela Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), durante o qual se debateu o tema "O trabalho do juiz e a qualidade de vida".

A coluna registrou o evento no domingo. Informou que as despesas dos (das) acompanhantes correram por conta dos titulares e indagou se as dos próprios magistrados também seriam cobertas por eles. Indagação pertinente, já que tal informação não constava do convite publicado no site da Amapar e também porque são frequentes as notícias de condenáveis patrocínios de empresas para eventos do Judiciário de outros estados.

O presidente da Associação dos Magistrados, desembargador Miguel Kfouri Neto, entendeu que a indagação seria uma insinuação malévola, de duplo sentido. No mesmo domingo, assim que o grupo de congressistas chegou a Curitiba (de ônibus, vindo de Santos) endereçou mensagem à coluna para esclarecer: "Cada magistrado – da ativa ou aposentado – teve sua passagem custeada pela própria Associação dos Magistrados do Paraná".

Kfouri argumentou: "Como a Amapar é mantida pelas mensalidades que todos pagamos, a conclusão é simples: custeamos o cruzeiro com nosso próprio dinheiro – tanto em relação a nós mesmos (pelo que contribuí­mos), quanto às pessoas que nos acompanharam (mediante desconto em nossos vencimentos, das dez parcelas mensais)".

* * * * * * * *

Olho vivo

Para meditar

Que os deputados conversam muito durante as sessões e que dificilmente ouvem o que se fala na tribuna, isso todo mundo sabe e a TV Sinal mostra. Mas ontem o deputado Neivo Beraldin perdeu a paciência: parou seu discurso na metade em protesto contra o vozerio perturbador dos colegas presentes no plenário. Quase ninguém notou nem mesmo a carraspana que passou nos desatentos falantes – o que pode lhe servir para meditar em casa sobre dois pontos:

1) ninguém dá importância ao que ele fala; 2) seus discursos são maçantes.

Ordens...

O vice-governador Orlando Pessuti parece ter resolvido assumir com mais firmeza a sua candidatura pelo PMDB e a leva mais a sério do que muita gente do próprio partido. Ontem, por exemplo, reuniu deputados federais e alguns estaduais e, de novo, reclamou da tibieza de alguns ou da traição de outros – nesse último caso uma referência indireta ao deputado Luiz Cláudio Romanelli.

... são ordens

Mesmo sendo líder do governo na Assembleia, Romanelli não esconde sua preferência pelo tucano Beto Richa. "Nada pessoal", teria explicado Romanelli, "eu não faço nada que não seja sob a orientação estrita do governador Requião".

Curiosidade 1

O sociólogo César Benjamin, autor de polêmico artigo em que relata suposta confissão de Lula de que teria tentado subjugar um jovem companheiro de cela quando foi preso pela ditadura, é funcionário do governo do Paraná e exerce mesmo a função de presidente da Rádio e Televisão Educativa conforme consta das listas oficiais? Teria, então, a RTVE dois presidentes, já que nas mesmas listas aparece na função o jornalista Marcos Batista? Estas perguntas constam de um pedido de informações apresentado pelo líder oposicionista Élio Rusch, que será votado na sessão de hoje.

Curiosidade 2

Cesar Benjamin não mora em Curitiba, mas é visto frequentemente por aqui como palestrante convidado de eventos promovidos por Requião – seu amigo pessoal – destinados a combater o neoliberalismo, o grande responsável pela crise mundial. Guru intelectual e ideológico do governador, Benjamin é também um entusiasta admirador do venezuelano Hugo Chávez, mentor da doutrina bolivariana.

Cadê?

O ex-presidente Fernando Henrique desembarcou precisamente às 14h30 de ontem no Afonso Pena para fazer em Curitiba uma palestra a convite da Universidade Positivo. Além de representantes da instituição, só dois políticos o esperavam: Euclides Scalco e Alvaro Dias. Olhou ao redor enquanto tomava cafezinho e perguntou: "Cadê o prefeito Beto Richa?"

Candidato

Nasce hoje, em Brasília, a promissora candidatura presidencial do governador Roberto Requião. Ele registrará, solenemente, sua intenção de concorrer à vaga de candidato na convenção do partido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]