Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
celso nascimento

Greca em lua de mel com dois setores polêmicos de Curitiba

Dois dos mais polêmicos setores que influem diretamente na vida dos curitibanos voltam a viver clima de lua de mel com a prefeitura. Para o transporte coletivo, o prefeito Rafael Greca prometeu elevar o preço da passagem a partir de fevereiro – mês contratual da data-base de motoristas e cobradores e de definição da nova tarifa técnica – de modo a permitir que as empresas renovem a frota e lhes devolva saúde financeira. O cartel aplaude e agradece.

Na área de informática, dominada pelas empresas que compõem o ICI (Instituto Curitiba de Informática) sob a forma de organização social, parece que a tranquilidade também voltou. A boa vontade ficou expressa na rapidez com que o ICI montou uma “sala de situação” no gabinete de Greca. Dados que se renovam a cada três segundos darão ao prefeito condição para acompanhar tudo o que acontece na cidade – velocidade compatível com a agilidade que Rafael exige. Sem contar que o ICI, que detém e controla todos os dados da administração, passou a servir de fonte para abastecer o pote de críticas de Rafael ao antecessor Gustavo Fruet.

Durante quatro anos, os dois setores viveram às turras com Fruet, que foi à Justiça, ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público com pilhas de denúncias contra eles. Alegava que ambos espoliavam o bolso popular e as finanças municipais.

Conseguiu pouco. No transporte coletivo, é certo que evitou a explosão do preço da passagem ao expurgar da planilha itens que elevavam a tarifa e exigiam os subsídios negados pelo governo estadual. Resultado: o transporte metropolitano foi desintegrado (nos municípios vizinhos a passagem ficou bem mais cara) e as empresas conseguiram no judiciário se desobrigar de renovar a frota.

Em relação à informática, Fruet tentou livrar o município da condição de refém do ICI. O prefeito anterior, Luciano Ducci, tinha doado ao ICI os códigos-fonte de todos os sistemas. Em decisão liminar, a Justiça reverteu a benesse e mandou o ICI devolver os códigos. Além disso, questionou valores indevidos que o ICI cobrava e economizou perto de R$ 60 milhões.

Agora, com Greca, em três segundos tudo pode mudar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.