Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Celso Nascimento

Novo jeito de governar

Pela primeira vez nos últimos oito anos, as concessionárias não precisaram recorrer à Justiça para aumentar as tarifas do pedágio. Elas calcularam os índices de reajuste e propuseram a nova tabela ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Como estava tudo conforme, o aumento foi autorizado e os novos preços já estarão em vigor em todas as praças a partir do próximo dia 1.º, bem de acordo com o que preveem os contratos.

Ao longo das conturbadas relações das concessionárias com o ex-governador Roberto Requião, o procedimento era quase o mesmo. A diferença era que, calculados os novos valores, as empresas os submetiam ao governo que, invariavelmente simplesmente silenciava. Não autorizava nem desautorizava coisa alguma.

Como, porém, para ter efeito a tabela precisa da prévia aprovação do governo, as concessionárias recorriam à Justiça. Que também invariavelmente fazia o que o governo não queria fazer. Situação cômoda para Requião, que responsabilizava a Justiça pelos aumentos...

O reajuste do pedágio deste ano, anunciado ontem, que ficou em 4,53% (abaixo da inflação), não deixa dae representar o "novo jeito de governar" prometido pelo governador Beto Richa na campanha eleitoral. Boas relações com o empresariado constituíam um dos itens do novo estilo, diferente do então vigente, acusado de afugentar empresas e investimentos no estado.

Agora não. Agora, a boa vontade para com as concessionárias das rodovias encontra recíproca. Exemplo disso foi o recente acordo com a Ecocataratas, uma das seis pedageiras, para antecipar a duplicação de um trecho de 14,5 km na BR-277, no Oeste. As obras até já começaram. O que ainda não foi anunciado é a forma pela qual os usuários vão ressarcir essa boa vontade.

Outro acordo vai antecipar a construção do contorno de Campo Largo. A administradora responsável, a Rodonorte, deixará de duplicar um trecho no Norte Pioneiro e transferirá o investimento para a região metropolitana.

É certo que ainda há coisas um tanto confusas, como aquela ideia de duplicar e pedagiar a ligação Maringá-Guaíra (220 km), anunciada pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, em entrevista à Gazeta do Povo. O governador Beto Richa desautorizou o irmão: disse que a informação não era verdadeira e que tudo não passava de intriga da oposição. Vá entender.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.