Como é de seu estilo, o prefeito Rafael Greca (PMN) quer começar a gestão com as pompas e circunstâncias adequadas à ocasião. A assinatura do livro de transmissão do cargo será numa cerimônia festiva às seis da tarde no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem – berço que projetou o novo alcaide na vida política, lá pelos fins dos anos 1970, quando promovia quermesses em honra de São Francisco de Assis. Contrariando a tradição, a transmissão não se dará no Palácio 29 de Março, no Centro Cívico.
Greca encarregou um grupo de amigos e especialistas para organizar o cerimonial. Alguns deles foram emprestados pelo Palácio Iguaçu. Não foram esquecidos detalhes importantes para dar o brilho devido à solenidade, dentre os quais a requisição de um piano de cauda e a substituição das cadeiras de plástico comumente usadas por outras com estrutura metálica, mais resistentes e estáveis.
Literalmente, a turma do cerimonial puxou o tapete de Gustavo Fruet: os que adornam o gabinete prefeitural no Palácio 29 de Março foram levados para o Memorial. Sobre eles estará montada uma digna mesa de honra reservada às autoridades, com lugar de destaque (e de simbólico agradecimento) reservado para o governador Beto Richa.
Entre vinhos e canapés, dúzias da gasosa gengibirra serão servidas aos convivas, dando à festa o tom “curitiboca” que o prefeito gosta de enaltecer.
Nem mesmo um detalhe importante foi esquecido: a secretaria municipal de Trânsito recebeu de assessores do cerimonial rafaelino a sugestão para que os carros de convidados que estacionarem sobre o calçadão da Ordem – proibido para o trânsito – não sejam multados. Isto é, pede que no primeiro dia de gestão já se cometa uma ilegalidade, uma burla às normas do Código Brasileiro de Trânsito.
A posse e o juramento de Greca acontecem antes, às 16 horas, na Câmara Municipal. Neste mesmo instante, no gabinete da prefeitura, Fruet cumpre o protocolo assinando o livro de transmissão. Enquanto estafetas levam o livro para Rafael no Memorial, Fruet tira o pó das gavetas e vai para casa. Não haverá encontro entre eles.



