Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Celso Nascimento

Raios-x e mamografias políticas

Tempos atrás, quando um deputado da oposição apresentou na Assembleia um pedido para que o governador mandasse comprar um raio-x para o município de Castro, o líder da situação, Luiz Cláudio Romanelli, achou muita graça. Disse que pedidos do gênero feitos pela oposição serviam apenas para o parlamentar fazer "média" com o eleitorado, pois de antemão sabia que não seria atendido. "O governador tem compromissos e atende apenas quem o apoia na Assembleia", explicou Romanelli.

Donde se conclui que a saúde do povo não passa de uma questão político-partidária. Ou, para sermos mais condescendentes com o líder do governo, pedidos de deputados não precisam ser apresentados porque todas as cidades já estão muito bem equipadas com aparelhos médicos.

Não é, porém, o que já constatou a Comissão de Saúde da Assembleia ao tabular os primeiros 80 questionários já respondidos de um total de 399 enviados aos secretários municipais de saúde do estado. Dentre outros quesitos, o questionário propõe que os secretários respondam se, no seu município, há falta de equipamentos médico-hospitalares para atender a população e se a aquisição é urgente.

Pois bem: considerando apenas 80 cidades do Paraná (só 20% dos municípios do estado), o balanço de necessidades urgentes forma uma lista de 171 solicitações! Dessas solicitações, 26 correspondem a aparelhos de raios-x, 17 a ambulâncias, 13 a eletrocardiógrafos, 7 a mamógrafos.

Os secretários estariam exagerando nos seus pedidos? É melhor fazer essa pergunta ao povo que precisa viajar de um lugar para outro às vezes só para fazer um simples raios-x da perna quebrada.

A lista está muito incompleta. A Comissão de Saúde, segundo informa seu presidente, deputado Ney Leprevost (que se classifica de independente e não de oposição), espera o recebimento dos 319 questionários que faltam para encaminhar os resultados à Secretaria da Saúde. Lá também estará registrado o conceito (excelente, bom ou ruim) que os municípios fazem do trabalho do governo estadual no setor de saúde.

Não há informação de que o relatório será também enviado aos deputados situacionistas. Quem sabe, de acordo com o que disse Romanelli, eles consigam o que os de oposição nunca conseguirão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.