Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fabio Campana

Blindagem Lula

O ministro Paulo Bernardo tem em mãos pesquisa que ajuda a entender a resistência de Lula ao fogo cerrado dos últimos meses.

Trata-se de pesquisa qualitativa. Entre as frases mais repetidas pela população está "ele defende a gente e entende nossos problemas".

Quanto aos erros, são perdoados. A maioria acredita que Lula errou porque decidiu "trabalhar com quem conhecia e por isso escolheu mal". Agora, confiam os consultados, "Lula está mais experiente, aprendeu a conhecer o pessoal à sua volta e vai escolher melhor os membros do governo".

Ou seja, o presidente Lula só errou ao confiar em quem não devia. Foi muitas vezes "traído", mas agora estaria "montando um novo time" no qual pode depositar sua confiança.

A pesquisa também revela que os políticos que criticam Lula merecem pouco crédito da maioria. Especialmente os políticos que estão há muito na cena e que já passaram por acusações mais graves até do que estas que agora dirigem a Lula.

Diante do quadro, é muito provável que o presidente Lula se desvencilhe agora dos auxiliares que estão no olho do furacão. Paulo Okamoto é, sem dúvida, um deles. O outro militou aqui, no Paraná. É Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente.

Okamoto está na mira da CPI dos Bingos, que não desiste de investigar suas relações financeiras com o presidente. Quanto a Gilberto Carvalho, sofre o constrangimento das investigações do caso Santo André, que volta a pauta com força.

De qualquer maneira, para o ministro Bernardo a pesquisa é ótima para o presidente Lula e para o PT que aspira melhorar, no Paraná, o desempenho da eleição de 2002.

***

Ainda candidato – O senador Osmar Dias garante que ainda é candidato a governador e que só desistirá quando não tiver mais chances de convencer a cúpula do PDT a desistir da aventura presidencial.Dor de cabeça – O atleticano Alexandre Curi não se conforma com os resultados de seu time nos últimos jogos. Esperava a vitória, ontem, contra o Santos, mas reconhece que a derrota por 2 a 1 não surpreendeu nem a ele, o mais otimista dos rubro-negros.

Desafiante – "Não tenho medo de cara feia ou de falta de educação de políticos escolados no estilo da baixaria; estou pronta para o debate", diz Gleisi Hoffman, a candidata do PT ao Senado.

Agenda – A turma do aumento do salário mínimo reúne-se amanhã às 19 h no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos. Na quinta-feira e na sexta-feira farão "chamadas gerais" - às 17 h – nas praças Rui Barbosa e na Boca Maldita.Combustível – O deputado federal Dr. Rosinha quer esclarecimento da Câmara sobre gastos com combustível. Em 2005, os deputados receberam R$ 41 milhões e compraram 20,5 milhões de litros, suficiente para dar 64 voltas ao redor da Terra.

Inconformado – O deputado Natálio Stica não gostou da censura do diretório estadual do PT aos deputados petistas que se ausentaram da votação da emenda contra o nepotismo no Paraná. Acusa o presidente André Vargas de desvirtuar a decisão. Apoio – O deputado federal Ricardo Barros, do PP, vai hoje a Porto Alegre para encontro que reúne o presidente do PP nacional, deputado Francisco Turra, e o ex-governador de Santa Catarina, Esperidião Amin.

Alckimistas – Candidatos ao governo do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Turra e Amin estarão declarando apoio ao candidato tucano, Geraldo Alckmin que também estará presente. Puro sangue – Em Curitiba, o presidente estadual do PP, Dilceu Sperafico, comanda a reunião da executiva estadual que discutirá uma possível candidatura própria ao governo do estado.No alto-falante – O usuário da Rodoviária de Curitiba estará melhor informado. A Listenn Multídimia fechou contrato de um ano com a Urbs para automatizar o sistema de anúncio e mensagens na rodoviária. Os louros – O deputado Nelson Justus subiu na tribuna do plenário para agradecer ao presidente da Sanepar, Stênio Jacob, pelo auxílio na elaboração da Pec que requer a participação da empresa na liberação do Habite-se no Paraná.

Farpa – Diante da declaração de Lula de que gostaria de ir ao espaço, o deputado Valdir Rossoni declarou: "Pode, afinal o Lula faz muito tempo que vive em órbita".Não ofende – O presidente nacional dos tucanos, Tasso Jereissati, conseguirá convencer o presidente do PDT, Carlos Luppi, a desistir de lançar candidato á presidência da República?

***

As boas – Começa hoje em todo o país a campanha de vacinação de idosos contra a gripe. No Paraná a expectativa é imunizar 605 mil pessoas com idade a partir de 60 anos.

As más – A Controladoria Geral da União (CGU) constatou irregularidades na aplicação de recursos federais em 25 dos 47 municípios paranaenses que fiscalizou, desde março de 2003.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.