Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fábio Campana

Inacreditável Lula

Lula resiste. Depois da pancadaria, depois do escândalo que derrubou Antônio Palocci, depois do caseiro Francenildo, depois da dança da deputada Guadagnini, depois de tudo o presidente manteve 40% das intenções de voto no Datafolha.

As oposições apresentam sinais de distonia neurovegetativa. Suor frio nas mãos, emoções à flor da pele. Não é para menos. Depois de tanta guerra, Lula tem chances reais de vencer no primeiro turno.

É imensa a frustração nos arraiais que vão do centro para estibordo. O tucano Geraldo Alckmin, grande esperança dos desafetos do presidente, caiu 3%. Justo quando se anunciava a sua arrancada para a vitória.

Alckmin agora tem apenas 20% das intenções de voto. Mas isso ainda não é tudo e nem o pior. Anthony Garotinho, do PMDB, absorveu os 3% que o tucano perdeu e agora tem 15%.

Ou seja, a diferença entre ele e Alckmin despencou de 11% para apenas 5%. Vale repetir. O quadro é esse: Lula com 40%, Alckmin com 20% e Garotinho 15%.

Há mais. Heloísa Helena, do Psol, chega aos 7%, e Enéas, agora sem barba, do Prona, tem os seus 3%. Os demais beiram a insignificância.

Quem hoje segura Lula é Anthony Garotinho, que se sair da disputa pode dar a reeleição ao presidente ainda no primeiro turno.

Mais que nunca, as oposições a Lula tentarão engajar o PMDB em suas fileiras. Os tucanos e pefelistas de alto coturno estão convencidos de que precisam do PMDB para desbancar o PT nas urnas.

Isso agrava o quadro na província. Aqui, os pefelistas e os tucanos que não gostam de Requião não querem nem saber dessa conversa de conjuntura nacional. Não admitem subir no mesmo palanque de Requião. nem para derrotar Lula e o PT. Nem com reza braba.

***

Quem se anima? – As oposições ainda procuram nome para unificá-las no confronto com Requião. Na sexta-feira, o senador Osmar Dias conversou com Jayme Canet Júnior e chegou a sugerir que ele assuma a candidatura a governador. Canet agradeceu e prometeu pensar.

Nem amarrado – O ex-prefeito Cassio Taniguchi diz que não faz campanha ao lado do governador Requião, do PMDB, nem amarrado. Ele não perdeu as esperanças de que as oposições não fiquem sem candidato a governador do Paraná.

Quem precisa de quem? – "O Requião não precisa do PFL para fazer a sua campanha e vencer as eleições. Quem precisa do Requião é o tucanato que quer eleger o presidente da República e é obrigado a carregar o PFL nos ombros", avalia o deputado Dobrandino Gustavo da Silva.

Bravata de campeão – O deputado Tadeu Veneri, diz que o PT é como o seu clube, o Paraná. "Ninguém acreditava que ele seria campeão, ontem, porque as elites nunca consideram a força do povo. Em outubro, será a vez do PT provar que tem essa mesma força e inspiração que vem das massas".

Costuras petistas – A pesquisa Datafolha divulgada ontem será analisada na abertura da reunião do PT nativo, hoje. André Vargas diz que além de comemorar os índices, serão definidas as chapas de candidatos a deputado estadual e federal.

Jogo bruto – O PMDB não poupou o tucano Gustavo Fruet de representação na Justiça Eleitoral pelo uso de propaganda irregular. Os peemedebistas o acusam de infringir a Lei Eleitoral n.º 9.504/97, que proíbe propaganda antecipada de candidatos.

Mandato por um fio – O Ministério Público Estadual comunicou ao TRE e à Assembléia que o deputado Jocelito Canto, do PTB, foi condenado à perda dos direitos políticos pelo TJ do Paraná. Canto entrou com recurso no STJ.

Enquadramento geral – O novo chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, comanda hoje reunião com os deputados que apóiam o governador Requião. O objetivo é recompor a base na Assembléia. Além do PMDB, foram convidados deputados do PT, PSDB, PTB, PFL e de outros partidos de oposição que abrigam adeptos de Requião.

Fôlego – Além de acompanhar os Jogos Colegiais no interior, o presidente do Conselho Estadual do Esporte, Ricardo Gomide, foi atleta, em Florianópolis, na maior corrida a pé por revezamento da América do Sul.

Farpa – "Nada como uma pesquisa atrás da outra para provar a nossa força e a presunção dos tucanos", repete o deputado André Vargas, do PT.

Não ofende – O PMDB conseguirá virar o placar na segunda votação da lei antinepotismo?

***

As boas – Ipardes prevê retomada do crescimento industrial no Paraná em maio, impulsionada pela produção agrícola, que deverá atingir 24,9 milhões de toneladas, 11,16% maior do que a safra passada.

As más – O assédio moral continua sendo o campeão de denúncias no Núcleo de Apoio a Programas Especiais da DRT- PR. Só em 2005, esse tipo de queixa alcançou 49,6% de denúncias.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.