• Carregando...

O presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, participou na última sexta-feira, em Porto Alegre (RS), do Movimento contra a Impunidade e a Corrupção, promovido pela OAB do Rio Grande do Sul. Machado, mais o presidente da seccional gaúcha, Cláudio Pacheco Prates Lamachia, e o da OAB de Santa Catarina, Paulo Roberto de Borba, se uniram para dar início a uma ampla manifestação nacional pela moralização do cenário político brasileiro. A manifestação ocorreu no centro da capital gaúcha e reuniu representantes de diversos setores da sociedade.

OAB Paraná discorda da proposta de resolução da Anac – A OAB Paraná alerta para a ilegalidade da minuta de resolução da Agência Nacional de Aviação Civil sobre overbooking. Em resposta à consulta pública aberta pela Anac, a OAB encaminhou formalmente uma análise jurídica que conclui pela inconstitucionalidade da resolução, por ferir dispositivos da Constituição Federal e do Código de Defesa do Consumidor. A proposta da Anac estabelece uma tabela fixa de valores de compensação a serem pagos aos passageiros prejudicados. Entretanto, segundo normas constitucionais, os valores a serem ressarcidos devem ser ilimitados e avaliados caso a caso, pois dependem da extensão do prejuízo. Para responder à consulta da Anac, a diretoria da OAB Paraná se baseou em parecer da sua Comissão de Direito do Consumidor.

Jantar comemorativo está marcado para o dia 9 de agosto – Os advogados já podem se programar para o jantar comemorativo ao Dia do Advogado. O jantar será no dia 9 de agosto, às 20h30, no Salão Azul do Clube Curitibano, em Curitiba.

Presidentes de seccionais da OAB pedem afastamento imediato de Renan Calheiros – O Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), integrado por 27 dirigentes da OAB de todo o país, defendeu na última semana o afastamento imediato de Renan Calheiros da presidência do Senado. Calheiros é alvo de investigação no Conselho de Ética do Senado. O presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, participou do encontro em Brasília.

OAB Paraná critica decisão do Ministério da Educação sobre novos cursos – "O Ministério da Educação presta um desserviço à nação ao aprovar 20 novos cursos de Direito, apesar do parecer desfavorável da Ordem dos Advogados. Em meio a uma grave crise no ensino jurídico do país, com índices alarmantes de reprovação, é inaceitável que o Ministério ignore essa realidade". A declaração é do presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, ao criticar a decisão do Ministério da Educação de autorizar a abertura de mais faculdades de Direito. As autorizações foram concedidas entre os dias 26 de junho e 2 de julho. O Colégio de Presidentes de Seccionais, reunido em Brasília, na última semana, também divulgou nota em que repudia a decisão do MEC, por desprezar critérios elementares de qualidade.

Câmara de Prerrogativas aprova desagravo em favor de advogado de Maringá – A Câmara de Prerrogativas da OAB Paraná aprovou o pedido de desagravo em favor do advogado Matheus Gabriel Rodrigues de Almeida, de Maringá, por ofensa no exercício da profissão. O desagravo público foi concedido contra a conduta do promotor de justiça Edson Aparecido Cemensati e deverá ser cumprido na tribuna do Tribunal do Júri de Maringá.

Unidade volante da Caixa passará por cidades da Região Sul do estado – A Caixa de Assistência dos Advogados mantém o serviço de atendimento dos advogados do interior com a sua unidade volante da Livraria da Caixa. Nesta semana, a unidade estará percorrendo cidades da Região Sul do estado, com o seguinte roteiro: dia 17, em Rio Negro; dia 18, na Lapa; dia 19, em União da Vitória; e dia 20, em Palmas. O veículo estará estacionado sempre junto ao fórum das cidades, das 10 às 18 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]