• Carregando...

Tendências

Política de Contas 1

Na sessão em que o senador Vital do Rego (PMDB-PB) foi aprovado como novo ministro do TCU nesta semana, no Senado, o líder do PSDB, Aloysio Nunes (SP), questionou os colegas se a indicação era parte de um acordo entre PT e PMDB, para que, no futuro , o atual chefe da pasta da Justiça, José Eduardo Cardozo, fosse aceito como ministro do Supremo Tribunal Federal. A situação mostra a que ponto chegaram as discussões no processo de escolha de ministro do TCU.

Política de Contas 2

Em primeiro lugar, se houve acordo, o processo de escolha foi viciado, o que é lamentável. Em segundo, jamais deveria ser necessário haver preocupação dessa natureza. A escolha deveria se dar por requisitos técnicos em vez de critérios relativos à negociação de cargos políticos. Não tem jeito. Vai ser preciso mexer na Constituição para conseguir ter ministros de perfil técnico nas cortes de Contas brasileiras.

Publique-se

Mande e-mails: rhodrigod@gazetadopovo.com.br; publique no Twitter (#ocorodamultidao) ou na página da coluna no Facebook.

No mau sentido, maquiavélico. Na sentido exato, antidemocrático e autoritário. O pacote de aumento de tributos do governo estadual está prestes a ser aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná em mais um tratoraço. Para quem ainda desconhece, a manobra consiste em transformar a sessão plenária do Legislativo em "comissão geral" – uma medida prevista no regimento interno do Legislativo e que permite aprovação relâmpago de projetos de lei. Já virou rotina. A fim de evitar que o debate aconteça, os deputados aprovam medidas impopulares ou polêmicas em uma só tacada. É provavelmente o que deve acontecer na próxima semana, na votação dos projetos de aumento tributário.

O cálculo político dos deputados estaduais lembra a raposa das fábulas – conhecida pela astúcia e pelo alta capacidade para analisar o comportamento de outros animais. O tratoraço impede a discussão de meios alternativos à imposição de mais carga tributária aos cidadãos. E a sociedade fica impedida de participar da solução ao problema de caixa do governo, apesar de serem os cidadãos que vão pagar a conta.

Parlamentares não discutem a possibilidade de reduzir drasticamente cargos comissionados no Executivo e no Legislativo, verbas de ressarcimento de deputados e outras benesses concedidas a uma elite de altos funcionários de estado. Não discutem onde estão os gargalos administrativos. Apenas desejam que a sociedade financie a máquina pública, sem reclamar e sem refletir sobre as opções existentes. Pode até ser justificável o aumento tributário que está sendo proposto, mas esse argumento necessariamente precisa ser discutido amplamente.

A teoria política que fundamenta a república considera a cobrança de tributos somente ser possível porque o povo, por meio de seus representantes, aceita que o Estado capture parte de seus recursos para realizar os fins que a comunidade política considera justo perseguir. É a teoria da autotributação, tão cara às repúblicas democráticas. É o debate público que vai dar legitimidade à cobrança de impostos. Por essa razão, o tratoraço, ainda mais quando diz respeito a novos tributos, é um atentado contra a democracia.

É possível que algum astuto justifique que a razão de violar a república seja o pouco tempo que falta para acabar o ano. Se o aumento não for aprovado agora, o projeto de governo ficaria inviabilizado. Mas o argumento somente poderia ser aceito por ingênuos. O governo estadual passou o ano todo com dificuldades financeiras. Poderia ter feito a discussão democrática antes, mas evitou fazê-lo.

Ao aprovar o aumento da carga tributária no tratoraço, o aspecto raposa estará se manifestando nos parlamentares. Ao mesmo tempo, os eleitores estarão vestindo a carapaça de patos e avestruzes. Patos, aqueles que aceitam sem exigir o debate democrático. Avestruzes, aqueles que insistem em permanecer ignorando que um tarifaço vai pesar sobre seus ombros, sem nem mesmo saber por quais razões.

A sociedade, por meio de seus cidadãos e entidades de classe, precisa ser envolvida na discussão de aumento de impostos, a fim de se dar legitimidade à política de tributação. Aceitar a aprovação relâmpago é admitir as consequências do fabulário das raposas, dos patos e das avestruzes. Certamente os personagens do ano.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]