São Paulo - Favorito na disputa interna do PSDB, o ex-governador José Serra venceu neste domingo, com 52% dos votos, as prévias do partido para a escolha do candidato à prefeitura de São Paulo. Com o resultado, Serra passa a ser oficialmente o único pré-candidato do partido na corrida eleitoral pela prefeitura.
Ele disputava a indicação da sigla com o secretário estadual de Energia, José Aníbal, que recebeu 31,2% dos votos dos filiados, e com o deputado federal Ricardo Tripoli, que teve a preferência de 15,7%. "No fim, ficaremos todos unidos", disse o ex-governador, após votar no espaço reservado ao diretório de Pinheiros.
Serra recebeu apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ambos disseram que optaram por Serra como "militantes".
O ex-governador volta a disputar a cadeira de prefeito após ter renunciado ao cargo em 2006 para concorrer o governo paulista. Na época, o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), então seu vice, assumiu a administração municipal.
Entrada polêmica
A entrada de Serra na disputa interna foi tardia, a menos de uma semana da data inicial da consulta interna, e causou um racha no partido. Os outros dois outros pré-candidatos que participaram da disputa interna foram contra o adiamento da prévia, que estava marcada inicialmente para o dia 11 de março.
Outros dois pré-candidatos, os secretários estaduais Bruno Covas (Ambiente) e Andrea Matarazzo (Cultura), desistiram da disputa interna em favor de Serra. Ao anunciar sua inscrição nas prévias, o ex-governador disse que entrava na disputa para atender a um "chamado da própria consciência".
Em carta, Serra previu uma eleição de duas visões distintas de Brasil, de administração dos bens coletivos e de democracia. "São Paulo é a maior cidade do Brasil e é aqui, neste ano, que se travará uma disputa importante para o futuro do município, do Estado e do país".
Votação
Seis diretórios tiveram problemas com as urnas eletrônicas instaladas para a votação das prévias. Nesses locais, a votação teve de ser feita em papel.



