Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Recorde

Com Cunha, Câmara dos Deputados aprova 95 propostas em um semestre

Balanço divulgado pela Casa mostra que, pelo menos em comparação com os últimos anos, o parlamento nunca aprovou tantas proposições em apenas seis meses

Eduardo Cunha, presidente da Câmara. | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Eduardo Cunha, presidente da Câmara. (Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo)

Para o mal ou para o bem – dependendo do ponto de vista –, o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ao menos agitou o primeiro semestre de trabalhos na Casa. Balanço divulgado pelo órgão mostra que, pelo menos em comparação com os últimos anos, o parlamento nunca aprovou tantas proposições em apenas seis meses.

Foram 95 propostas aprovadas, que incluem projetos de lei, propostas de emenda à Constituição, medidas provisórias, projetos de decreto legislativo, projetos de lei complementar e projetos de resolução. Entre as matérias que passaram a vigorar desde então estão a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a regulamentação dos direitos dos empregados domésticos e a melhora de acesso ao patrimônio genético.

Temas polêmicos

O semestre de Cunha à frente da Câmara foi marcado por temas polêmicos, como a proposta de ajuste fiscal do governo, a regulamentação do serviço terceirizado e as PECs da reforma política e da maioridade penal – estas duas ainda precisam passar em 2º turno. Os deputados votaram também uma minirreforma eleitoral, com a diminuição do tempo de propaganda eleitoral, do teto de doações e de gastos de campanha.

Relembre algumas matérias aprovadas pelos deputados no primeiro semestre de 2015:

Reforma política

Orçamento impositivo

PEC da Bengala

Garantia de mamografia para mulheres com mais de 40 anos

MP do Futebol

Maioridade penal

Regulamentação da PEC dos empregados domésticos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.