Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saito

Comandante da Aeronáutica recebe inquérito sobre paralisação de controladores

Como a investigação é sigilosa, a Aeronáutica não informou quantos controladores podem ser indiciados

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Junite Saito, recebe nesta segunda-feira o Inquérito Policial Militar (IPM) sobre a paralisação dos controladores de vôo ocorrida no último dia 30 de abril. Segundo informações do Comando da Aeronáutica, Saito vai analisar o IPM e enviará seu parecer ao Ministério Público Militar (MPM). Como a investigação é sigilosa, a Aeronáutica não informou quantos controladores podem ser indiciados.

Depois de enviado ao MPM, caberá a este órgão analisar o inquérito e decidir se fará uma denúncia à Justiça Militar contra os controladores ou se arquivará o caso.

A investigação envolve controladores dos centros integrados de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo 1 (Cindacta 1), em Brasília, e 4, em Manaus. A paralisação de abril resultou na suspensão por quase cinco horas de decolagens nos principais aeroportos brasileiros.

O inquérito foi instaurado a pedido do MPM para averiguar se durante a paralisação houve a prática de crimes militares como insubordinação (a paralisação das atividades, mesmo que houvesse ordem contrária dos superiores) ou motim (caso seja caracterizada uma greve).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.