A Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de Curitiba analisa nesta quinta-feira (25) a proposta que pretende conceder ao pastor Silas Malafaia o título de cidadão honorário de Curitiba. O projeto de lei foi apresentado pela vereadora Carla Pimentel (PSC), que é presidente do Comitê de Ética da Casa, no último dia 15 de abril. Após passar pelas comissões internas, a proposta precisa ainda ser aprovada em duas discussões em plenário antes de ser enviado ao Executivo, o que ainda não tem prazo para acontecer.
O relator do projeto é o vereador Pier Petruzziello (PTB), que confirmou ter recebido nesta quarta-feira (24) a proposição. "Há uma tendência de que seja optado pelo trâmite regimental. A comissão de legislação é uma comissão técnica, não posso como advogado analisar uma polêmica em torno do projeto", antecipou.
Petruzziello se refere às recentes discussões que a proposição causou nas últimas semanas. Na semana passada, por exemplo, Chico do Uberaba (PMN) e a vereadora Carla Pimentel se desentenderam porque Chico acusou Carla de ela ter se antecipado a uma proposta dele. Ela negou que isso tenha acontecido e ambos trocaram farpas.
Pedido de retirada
Nesta quarta-feira (24), a organização não governamental Grupo Dignidade, que atua na área de direitos homossexuais, apresentou um documento questionando a possibilidade de os vereadores retirarem a homenagem a Silas Malafaia. Segundo informações do site da Câmara, Toni Reis, diretor-executivo da entidade, entregou pessoalmente um manifesto de repúdio ao ódio, à violência e à intolerância, além de pedir a retirada do projeto.
Petruzzielo diz que tem a missão de emitir um parecer técnico neste momento, mas não garante que votará a favor da homenagem quando o projeto for ao plenário. "Uma coisa é o trâmite regimental, outra coisa é a votação em plenário. Cada um vota com sua consciência, eu não me sinto a vontade em votar a favor do título a alguém que tenha preconceito. Antes de votar, quero ver o que ele fez de bom para Curitiba", relatou.



