Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
legislativo

Congresso vai investigar Petrobras na gestão FHC

Num “cochilo” da oposição, CPI mista aprova acesso a dados da estatal durante o governo tucano. Requerimento para ouvir Dilma foi descartado

O presidente da CPI, Vital do Rêgo (com o papel na mão): convocação de personagens envolvidos no caso Petrobras | Valter Campanato/ ABr
O presidente da CPI, Vital do Rêgo (com o papel na mão): convocação de personagens envolvidos no caso Petrobras (Foto: Valter Campanato/ ABr)

A CPI Mista da Petrobras, formada por deputados e senadores, aprovou ontem a convocação dos principais personagens envolvidos nas suspeitas de irregularidades na estatal. Mas a sessão da comissão também foi marcada pela disputa política entre governo e oposição. Num "cochilo" dos oposicionistas, a CPI mista aprovou, em bloco, pedidos de acesso a documentos que envolvem a gestão da estatal no governo tucano do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Já o presidente da CPI, o senador governista Vital do Rêgo (PMDB-PB), recusou colocar em votação um requerimento da oposição para ouvir a presidente Dilma Rousseff. Vital do Rêgo disse que o pedido não tinha amparo regimental.

Apesar da disputa política, a maioria das convocações está diretamente relacionada aos escândalos que envolvem a estatal. Foram chamados para depor o doleiro Alberto Youssef e os ex-diretores da estatal Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró. Também serão ouvidos a presidente da Perobras, Graça Foster, e o ex-presidente José Sérgio Gabrielli.

Os parlamentares aprovaram ainda requerimento para requisitar à Polícia Federal (PF) cópia das informações referentes às quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico feitas na Operação Lava Jato, que investiga um esquema de lavagem de R$ 10 bilhões com ramificações na estatal. A comissão também pediu a cópia da ação judicial e do inquérito da PF sobre a Lava Jato.

Sem data

Ainda não há, porém, data para os depoimentos nem a definição de quem será ouvido primeiro. O relator da CPI mista, deputado Marco Maia (PT-RS), sugeriu que o primeiro seja Paulo Roberto Costa, já convocado pela CPI exclusiva do Senado para depor na próxima semana. Já a oposição defende que as convocações só ocorram após chegarem os documentos de quebra de sigilo. O argumento é de que, com esse material, os parlamentares terão mais informações para poderem questionar os depoentes.

A próxima sessão da CPI mista só deve ocorrer na próxima semana, de acordo com Maia. Ele ainda afirmou que a Copa do Mundo, que começará no próximo dia 12, não irá atrapalhar os trabalhos. "Vamos trabalhar também durante a Copa do Mundo; vai ter sessão todas as semanas."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.