Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara

Conselho de Ética deve votar na segunda pedido de cassação de Jefferson

Entrega do parecer foi adiado em razão do depoimento do presidente nacional do PL, ex-deputado Valdemar Costa Neto

O relator do processo de cassação contra o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), irá apresentar o parecer final na manhã desta quinta-feira.

- Já está marcada para segunda-feira a sessão de julgamento, às 18h30, disse Carneiro. A entrega estava prevista para esta quarta-feira, mas foi adiada em razão do depoimento do presidente nacional do PL, ex-deputado Valdemar Costa Neto.

Nesta quarta, Costa Neto encaminhou cópia do depoimento prestado à CPI do Mensalão, como forma de não ser ouvido pelo Conselho de Ética. O ex-deputado, porém, foi informado pela assessoria jurídica do conselho de que sua presença era indispensável, uma vez que o PL é autor da representação contra Roberto Jefferson. Em pouco mais de uma hora, Costa Neto reafirmou tudo o que já havia dito na CPI na terça.

Antes do depoimento de Valdemar Cosa Neto, sua ex-esposa, Cristina Caldeira, entregou ao presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), um convite feito a Costa Neto pelo Ministério das Relações Exteriores de Taiwan. Contudo, ela não afirmou no que o convite poderia comprometer o ex-deputado.

Em depoimento ao Conselho de Ética, Cristina afirmou que existiu uma operação entre o ex-tesoreiro do PT, Delúbio Soares, e Valdemar Costa Neto no final de 2002, quando o governo de Taiwan teria doado US$ 2 milhões ao Partido dos Trabalhadores.

Para Ricardo Izar, era desnecessária a presença de Cristina Caldeira na reunião do Conselho.

- Não gostei, ela quis transformar o conselho em um palco.

Em relação ao depoimento do presidente do PL, Izar disse que "não acrescentou muito ao processo, já que ele (Valdemar) repetiu o que havia dito a CPI.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.