Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crise política

Consultor do Planalto admite que recebeu recurso para liberar obra do prédio de Geddel

Gustavo Rocha, que foi gravado por Calero, não quis identificar o nome do advogado

Ex-ministro Geddel Vieira Lima foi denunciado pelo também ex-ministro Marcelo Calero por supostamente ter interferido no trâmite de construção de um imóvel em Salvador | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ex-ministro Geddel Vieira Lima foi denunciado pelo também ex-ministro Marcelo Calero por supostamente ter interferido no trâmite de construção de um imóvel em Salvador (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na nota que divulgou nesta terça-feira (29) para tentar explicar conversas que teve com o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, o subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha, acabou admitindo que recebeu um recurso de um advogado que queria anular a decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naciona (Iphan).

O instituto que cuida de patrimônio havia paralisado a obra do edifício La Vue, onde o ex-ministro Geddel Vieira Lima comprou um apartamento.

Gustavo Rocha, que foi gravado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, não quis identificar o nome do advogado, nem para quem ele trabalhava. A Casa Civil não era a instância para apresentação de recurso contra decisão do Iphan.

Na nota, Rocha alega que o pedido do advogado tinha sido entregue a ele “equivocadamente”. O assessor jurídico do Planalto ainda contou que devolveu ao advogado não identificado o recurso que não foi apresentado formalmente no Iphan.

“Na conversa com o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, somente disse que iria encaminhar recurso ao Iphan, de autoria de outro advogado, que fora deixado equivocadamente em meu gabinete. O ministro havia dito que não tomaria nenhuma decisão, mesmo tendo competência para isso. Por isso, usei a expressão “dando entrada.” Contudo, jamais se deu seguimento a tal ação, já que o recurso foi devolvido a seu autor”, diz a nota de Rocha.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.