Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Santa Catarina

Controlado fogo no Mercado Público de Florianópolis

Incêndio atingiu prédio centenário e tombado pelo Patrimônio Histórico

O major da Defesa Civil de Santa Catarina, José Mauro da Costa, afirmou que até o fim desta sexta-feira serão iniciados os trabalhos dos peritos que irão investigar as causas do incêndio que atingiu o Mercado Público Municipal de Florianópolis nesta sexta-feira. Segundo funcionários do Mercado Público, o fogo teria iniciado na cozinha do box 15 do Mercado, onde funciona um restaurante. Em seguida, funcionários das lojas vizinhas tentaram apagar o fogo com extintores de incêndio, mas as chamas se alastraram.

Toda a ala de calçados, voltada para a Rua Conselheiro Mafra, foi destruída. As chamas se espalharam com muita rapidez e geraram colunas de fumaça tão altas que podem ser vistas de vários pontos do centro da cidade.

O Corpo de Bombeiros controlou as chamas no fim da manhã sem que o fogo chegasse a atingir os prédios vizinhos. Os bombeiros chegaram a isolar o entorno do prédio de mais de 100 anos e a bloquear o tráfego de veículos na região. Moradores de edifícios vizinhos ajudaram a equipe de bombeiros a apagar o incêndio. A maior preocupação era que as chamas atingissem a ala que armazena fogos de artifícios e a segunda torre do prédio histórico.

A principal ameaça agora é manter intacta a estrutura do prédio, que pode ter sido abalada pelo incêndio. Não houve vítimas.

O Mercado Público, tomabo pelo Patrimônio Histórico e Cultural, teve a primeira ala, consumida pelo incêndio, inaugurada em 1899. No coração do centro histórico da cidade, o prédio é palco de apresentações artísticas e encontros de boêmios e intelectuais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.