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CPI do Apagão

Controlador responsável pelo Legacy nega falha em acidente da Gol

Controlador Jomarcelo dos Santos prestou depoimento na CPI do Apagão do Senado. Relator da CPI avalia que culpa é dos controladores e do Legacy

Falando em público pela primeira vez desde o acidente da Gol, que vitimou em setembro do ano passado 154 passageiros, ao se chocar com um jatinho Legacy, o controlador Jomarcelo Fernandes dos Santos não admitiu falha, durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal que investiga o assunto.

Fernandes era o controlador responsável pelo jatinho Legacy no momento em que ele passou por Brasília, quando teoricamente deveria ter havido mudança na altitude.

"Não admito [falha]. A informação que tinha, no plano de vôo, é que perto de Brasília deveria estar em 360 [36 mil pés]. Não tinha porque pedir pra descer", disse Jomarcelo aos senadores.

O controlador disse ainda que o sistema de tráfego aéreo brasileiro não é seguro, avaliação que também foi feita por outros controladores de vôo que prestaram depoimento nesta segunda-feira (28).

"O sistema é falho e há sobrecarga de trabalho por parte dos operadores. A gente não confia. O sistema faz com que o controlador cometa erros", disse Jormarcelo.

A avaliação do controlador Jomarcelo Fernandes, porém, não coincide com a análise do relator da CPI, senador Demostenes Torres (DEM-GO).

Para Torres, houve uma falha não deliberada dos controladores de Brasília, principalmente de Jomarcelo, e também dos pilotos do jato Legacy, que deveria estar com o "transponder" ligado.

"Ele [Fernandes] tem uma parcela de culpa. Ele alega que houve falha do sistema. Acho que a falha foi dele mesmo. Acho que ele deve sofrer muito com isso", disse o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal.

Também prestaram depoimento na tarde desta segunda-feira os controladores Lucivando de Tibúrcio de Alencar, de Brasília, Leandro José dos Santos, também da capital federal, e Francisco Roberto Agostinho, de Manaus.

Para todos eles, o sistema de tráfego aéreo brasileiro apresenta problemas. "O sistema apaga e multiplica. Induz os controladores ao erro", disse Lucivando. Para Leandro José dos Santos, há "falhas de frequência e de radar". Já Francisco Agostinho concorda que as falhas efetivamente existem.

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