Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Habitação

Controladoria vai apurar indício de fraudes no Minha Casa Minha Vida

Investigação terá como foco contratos destinados a moradores de cidades com até 50 mil habitantes

Fachada da suposta sede em São Paulo das empresas RCA e JB Lar, acusadas de fraude | Eliária Andrade/Ag. O Globo
Fachada da suposta sede em São Paulo das empresas RCA e JB Lar, acusadas de fraude (Foto: Eliária Andrade/Ag. O Globo)

A Controladoria-Geral da União (CGU) deve começar hoje uma auditoria para apurar supostas irregularidades no programa Minha Casa Minha Vida, conforme denúncia divulgada pelo jornal O Globo no domingo. A investigação foi acertada em reunião ontem entre os ministro da Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o secretário-executivo da Controladoria, Carlos Higino.

A CGU também vai abrir uma sindicância conjunta com o Ministério das Cidades para apurar se há envolvimento de servidores da instituição nas supostas fraudes.

A controladoria deve centrar a investigação em procedimentos e contratos do Minha Casa Minha Vida destinado a moradores de cidades de até 50 mil habitantes.

Empresas de fachada

Um dos focos da apuração é a RCA Assessoria, empresa formada por ex-servidores do Ministério das Cidades. Donos da empresa teriam criado empresas de fachada para controlar parte da distribuição do financiamento e dos contratos do programa.

Segundo a denúncia publicada pelo jornal, uma das empresas beneficiadas pelo esquema, a JB Lar, habilitada para construção de 95 casas no Espírito Santo, tem o mesmo endereço da RCA: Avenida Brigadeiro Luiz Antônio 4.553, em São Paulo.

De acordo com a reportagem de O Globo, a empresa RCA Assessoria em Controle de Obras e Serviços, com sede em São Paulo, tem entre os sócios ex-servidores do Ministério das Cidades: Daniel Vital Nolasco, ex-diretor de Produção Habitacional até 2008 e filiado ao PCdoB, o ex-garçom do ministério José Iran Alves dos Santos e Carlos Roberto de Luna.

Em nota, no domingo, o Ministério das Cidades disse que iria instaurar sindicância e acionar a Controladoria-Geral da União para fazer "rigorosa apuração dos fatos com a punição de eventuais responsáveis, se for o caso".

No comunicado, o mi­­nistério afirma ainda que a investigação das "possíveis irregularidades entre os correspondentes bancários contratados pelas instituições financeiras privadas vencedoras da Oferta Pública para o programa Minha Casa, Minha Vida, nos municípios com até 50 mil habitantes" tem por objetivo "preservar a transparência e a lisura de um programa fundamental para a vida dos brasileiros e que, inclusive, é modelo para outros países".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.